09/09/2008 11h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Governo assina contrato para gerenciamento do Hospital Central

Na manhã desta terça-feira (09), o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi e o diretor da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social, Paulo Mergulhão, assinaram o Contrato de Gestão do Hospital Central, que começará a funcionar até dezembro deste ano.

Durante a assinatura do contrato, o vice-governador Ricardo Ferraço destacou que a intenção do Governo do Estado é expandir o modelo de gestão hospitalar para outras unidades. “Estamos quebrando paradigmas na administração pública ao implantar a gestão hospitalar em nosso Estado, a exemplo de outros estados, como Bahia e São Paulo. Os indicativos demonstram que a gestão por meio de organizações sociais conseguem baixar os custos em 10% e ampliar em quase 25% o atendimento. Nosso foco é contemplar a população que efetivamente necessita de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é continuar na mesma direção e ampliar o modelo para o novo Dório Silva, na Serra, que terá o edital de licitação das obras lançado ainda este mês”.

“O Hospital Central contará com 172 leitos sendo 18 de UTI, cinco salas cirúrgicas e funcionará como retaguarda de urgência e emergência do Dório Silva, São Lucas e Antônio Bezerra de Faria. E 100% do atendimento será gerenciado pela Central de Regulação de Internação de Urgência”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi.

A instituição concentrará suas atividades no recebimento de pacientes adultos referenciados pela Central de Regulação de Vagas e que necessitem de atendimento cirúrgico de emergência de alta complexidade, preferencialmente nas áreas de cardiologia, cabeça e pescoço, buco-maxilo, otorrinolaringologia, oftalmologia, além de atendimento clínico nas áreas de clínica médica e internação em leitos Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“Serão realizados 70.848 exames por ano, entre eles raios-X, tomografia computadorizada, ultrassonografia e endoscopia digestiva alta e baixa. Este Hospital será 100% SUS”, disse Tozi.

A construção do Hospital Central faz parte do projeto estruturante da Sesa que é a Ampliação e Modernização da Rede Hospitalar.

Ricardo Ferraço adiantou que nos próximos dias o Governo do Estado irá anunciar uma nova parceria com o HUCAM. “Estamos formalizando uma parceria com o Hucam, que deve ser finalizada em breve. Vamos aumentar nossa presença no hospital e implementaremos metas a serem alcançadas no atendimento ao público”, explicou.

A solenidade contou com a presença de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Auditoria Geral do Estado (AGE), Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), hospitais privados e filantrópicos e lideranças políticas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Ana Paula Costa/ /Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Jucilene Borges
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard