03/02/2014 09h53 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

Governo do ES assume gestão e reabre Hospital dos ferroviários

O Hospital dos Ferroviários, filantrópico, de Vila Velha, desativado desde fevereiro do ano passado, será reaberto pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), como determina o decreto de requisição administrativa assinado na manhã desta segunda-feira (03). Com a novidade, o capixaba passa contar com mais consultas, cirurgias e leitos.

A reunião para a assinatura do decreto, feita pelo governador Renato Casagrande, contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde José Tadeu Marino, de representantes do hospital, do procurador de Justiça do Espírito Santo José Adalberto Dazzi, do prefeito de Cariacica Geraldo Luzia Junior (Juninho), dos deputados estaduais Élcio Álvares, Janete de Sá, Dary Pagung, Nilton Baiano, Gilsinho Lopes, Marcos Mansur, de representantes do Conselho Estadual de Saúde, da Associação dos Hospitais Filantrópicos, dentre outros.

“Tomamos uma decisão sensata, de forma responsável, num procedimento novo para o Estado, mas que vai garantir mais leitos para a população capixaba. No final do primeiro semestre, quando o São Lucas for reaberto, serão quase 300 novas vagas para atender a quem mais necessita. Em Vila Velha, serão três hospitais públicos e já temos a decisão de transformar o prédio onde seria um shopping em Cariacica em um novo hospital, o que vai aliviar ainda mais o sistema de saúde capixaba. O Espírito Santo investiu 16,8% do orçamento em saúde, enquanto o percentual constitucional é de 12%, mostrando claramente a nossa determinação de melhorar, a cada dia, o serviço público nesta área prioritária para a população do nosso Estado”, destacou o governador.

50 leitos iniciais

Inicialmente a unidade deverá atender com metade dos 95 leitos. As primeiras 50 acomodações deverão ser disponibilizadas num prazo de 60 dias após a assinatura do termo de requisição administrativa e serão voltadas para atendimento de casos graves de dengue e demais doenças decorrentes das enchentes de dezembro, como leptospirose, febre tifoide e hepatite A.

Gradativamente, cirurgias eletivas de média complexidade também passarão a ser realizadas, nas especialidades de urologia e otorrinolaringologia. O hospital, que não contava com estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), terá 10 leitos desse tipo. A área de abrangência será a Região Metropolitana, especialmente os municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana, além do interior do Estado.

O decreto assinado endossa o esforço do Governo do Estado em ampliar o número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mostra a preocupação em estar mais bem estruturado para eventual aumento de casos de dengue e leptospirose, em função das últimas chuvas.

“Queremos tornar o hospital retaguarda para urgência e emergência, com atendimento assistencial clínico e cirúrgico de média complexidade. Nossa proposta possibilitará não somente aumentar o número de leitos, mas, principalmente, assegurar aos cidadãos, como direito fundamental, a proteção à saúde e à vida”, ressaltou Tadeu Marino.

Histórico

Fundação: o Hospital Associação Beneficente dos Ferroviários da Estrada de Ferro Vitoria a Minas teve sua fundação em 07 de outubro de 1918, tendo sido administrado pela Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB), realizando atendimentos assistenciais relacionados a demandas de procedimentos clínicos, ambulatoriais e cirúrgicos de baixa e média complexidade, além de tratamentos destinados a adolescentes, dependentes de crack, álcool e outras drogas.

Contratualização: em 2006, o Governo do ES celebrou com a referida Associação contratualização, na qual foram pactuadas metas quantitativas e qualitativas de atendimentos, visando à execução de atividades assistenciais de média complexidade, de alta complexidade, serviços de terapia renal substitutiva, dentre outros, o que possibilitou uma ampliação dos serviços ofertados, bem como redução da demanda reprimida existente.

Com a contratualização esse hospital adequou-se para a realização de procedimentos com finalidade diagnóstica, tais como: coleta de material; diagnóstico em laboratório clínico; diagnóstico por anatomia patológica e citopatologia; diagnóstico por radiologia; diagnóstico por ultrassonografia; diagnóstico por endoscopia; métodos diagnósticos em especialidades e diagnóstico e procedimentos especializados em hemoterapia, além da realização de monitorização terapêutica, diagnóstico em oftalmologia, diagnóstico em cardiologia, assistência fisioterapêutica, pequenas cirurgias, tratamento dialítico.

Irregularidades: diante da identificação de irregularidade na gestão da Associação dos Ferroviários, não foi possível a renovação da contratualização, até então pactuada, o que culminou com a paralisação dos serviços em fevereiro de 2013.

Saiba mais

Requisição administrativa: a requisição administrativa por meio de decreto é um recurso permitido pela Constituição Federal em caso de iminente perigo público, conforme consta o Artigo 15, inciso XIII: “para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização”.

A distribuição dos 95 leitos
16 álcool e drogas para adolescentes
08 de Cuidados Paliativos
27 cirúrgicos
34 clínica médica
10 leitos de UTI

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard