12/01/2012 14h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Governo do ES vai distribuir kits de saúde aos municípios afetados pela chuva

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), recebeu nesta quinta-feira (12) quatro kits do Ministério da Saúde, contendo medicamentos e insumos estratégicos para atendimento de pessoas desalojadas e desabrigadas em decorrência das chuvas. Os kits serão distribuídos para os municípios de Viana, Vila Velha e Santa Leopoldina.

Cada kit pode atender até 500 pessoas e contém 48 itens, sendo 30 medicamentos – como antibióticos, anti-inflamatórios e antitérmicos -, e 18 insumos, entre esparadrapos, seringas, luvas e hipoclorito de sódio (cloro) - usado para garantir a potabilidade da água e evitar o aparecimento de doenças transmissíveis com sua contaminação. A quantidade do material é indicada a partir de levantamento feito pela Defesa Civil.

O coordenador do Centro de Emergências em Saúde Pública da Sesa, Gilton Almada, explica que a Sesa está organizando a distribuição destes kits, que servirão como um reforço para os municípios mais afetados pela chuva, já que nenhum apresentou perda de medicamentos ou danos em suas unidades de saúde. Ele lembra que a Sesa vem mantendo contato com as secretarias municipais para identificar as principais demandas causadas pelas chuvas.

Alerta

Nas enchentes, a água é contaminada ao se misturar com esgoto e lixo, podendo atingir os alimentos e as pessoas que entrarem em contato direto. As enchentes acendem o alerta da Sesa para doenças como gastrenterites, leptospirose, hepatite A e, ainda, doenças infecciosas respiratórias como gripes e resfriados, principalmente nos abrigos onde há aglomeração de pessoas.



A população deve evitar ao máximo o contato da pele com a água contaminada. A Secretaria de Estado da Saúde orienta às pessoas que tiveram qualquer tipo de contato com água das enchentes a ficarem alerta, durante um período de 45 dias, ao aparecimento dos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dor muscular, dor na panturrilha (batata da perna), dificuldade de urinar e icterícia (cor amarelada da pele, mucosas e olhos).

Quem detectar algum desses sintomas nos 45 dias seguintes ao contato com a água das enchentes deve procurar assistência na unidade de saúde mais próxima de casa. Vale ressaltar que após o contato com a água contaminada a pessoa deve sempre lavar-se com água e sabão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9943-2776 / 9969-8271
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard