23/06/2008 15h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Governo do Estado anuncia benefícios para a Saúde de Santa Teresa nesta segunda (23)

O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, viajam até Santa Teresa, Região Serrana do Estado, na tarde desta segunda-feira (23), onde inauguram a Policlínica do município. Hartung e Tozi assinam também o Termo de Compromisso de Gestão do Pacto pela Saúde e a primeira Portaria Estadual para transferência de recursos Fundo a Fundo.

A Policlínica faz parte do Projeto de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Estado, cujo foco é a Expansão da Estratégia da Saúde da Família em área de condições socioeconômicas de risco e com vazios assistenciais na área da saúde, bem como a implantação das redes.

O objetivo do projeto é melhorar o acesso da população aos serviços básicos de saúde que, embora sejam de responsabilidade dos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem priorizado o trabalho de expansão. Uma média de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos por meio da Atenção Primária.

O valor total da unidade foi de R$ 710 mil, verba repassada pela Sesa. São 933 metros quadrados de área física que abrigarão diversos serviços: Saúde do Idoso, da Mulher e da Criança; vacinação; atendimentos em hipertensão, diabetes, ortopedia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, urologia, odontologia, serviços de enfermagem e educação em saúde.

Fundo a Fundo

O valor do repasse Fundo a Fundo é R$ 2 milhões. Os principais serviços implementados serão a ampliação dos atendimentos ambulatoriais, como consultas em traumato-ortopedia, exames de imagenologia, procedimentos de redução de fraturas, imobilização gessada e a implantação de atendimentos hospitalares, como o tratamento cirúrgico de fratura.

Os serviços serão prestados pelo Hospital Madre Regina Protmann, entidade filantrópica. Os atendimentos abrangerão uma população de sete municípios da região, além de Santa Teresa: Fundão, Itarana, Itaguaçu, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e São Roque do Canaã.

Uma vez em funcionamento, os serviços interferirão diretamente na diminuição do fluxo de pacientes que se deslocam até a Grande Vitória à procura de atendimentos de urgência e emergência. Além disso, a implementação dos serviços na região contribuirá para que a população seja atendida em locais mais próximos à suas residências. Isso diminuirá os custos e riscos com transportes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard