27/01/2010 12h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Governo do Estado assina convênio para informatização da rede municipal de saúde de Serra

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e a Prefeitura de Serra assinaram na manhã desta quarta-feira (27) um convênio que viabilizará a informatização completa da rede municipal de saúde. A iniciativa vai possibilitar a gestão mais eficiente das unidades de saúde, Prontos-Atendimentos (PAs), policlínicas, além da Maternidade de Carapina.

O evento contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do secretário da Saúde, Anselmo Tozi, do prefeito de Serra, Sérgio Vidigal, do secretário municipal da Saúde, Silvani Pereira, de deputados estaduais e lideranças locais.



"A nossa parceria com a Prefeitura da Serra será um modelo para o País. Os investimentos materiais que estamos fazendo aqui têm apenas uma finalidade, que é marca da nossa administração: cuidar das pessoas. Os cidadãos vão contar com um sistema de saúde informatizado como acontece em planos de saúde privados", destacou o vice-governador Ricardo Ferraço, que também coordena o Programa Capixaba de Investimentos e Empregos.

Entre os benefícios, está a implantação do prontuário eletrônico, um programa de computador que funciona como um prontuário médico tradicional – reunindo informações sobre a saúde do paciente – e vai além, pois pode ser acessado em tempo real e por profissionais de instituições de saúde que estejam interligadas pelo projeto.



“Serra será a primeira cidade do Estado que terá a rede de saúde completamente informatizada”, disse Anselmo Tozi. Segundo o secretário, ao todo, serão interligadas 34 unidades de saúde, seis unidades regionais, três PAs, dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma maternidade, um Centro de Referência e um laboratório.

Tozi detalhou alguns dos benefícios deste sistema: “ao longo do tempo, este projeto mudará a vida das pessoas. Com o prontuário eletrônico, será possível mais agilidade, mais praticidade e obter informações mais rápidas sobre o histórico do paciente, como quais consultas e exames já realizou, o diagnóstico, e se já passou por cirurgias”, explicou.

O protocolo eletrônico fará interface com a Central de Regulação de Leitos do Estado, facilitando os encaminhamentos para outras instituições de saúde e para consultas com especialistas que não atuam na unidade municipal de referência do usuário. O acesso em tempo real vai conferir mais rapidez e a garantia da continuidade do tratamento, independentemente do local de atendimento.

“Este sistema está sendo implantando nos hospitais da rede estadual e nos filantrópicos. Nos próximos dias, vamos informatizar a média complexidade, que são os exames e consultas especializadas, completou Tozi.

O projeto elaborado pela Sesa prevê investimentos de R$ 16,2 milhões, valor que será repassado ao município e destinado à liberação da licença de uso de três programas de computador, à aquisição de computadores, impressoras, projetores de multimídia, instalação do sistema de comunicação, além de serviços de implantação, manutenção e suporte. No total, 400 estações serão interligadas em rede.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard