16/04/2010 06h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Governo do Estado concede certificação de Organização Social ao Hospital Evangélico de Vila Velha

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou ao Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) a certificação de Organização Social. Esta é a primeira vez que uma entidade filantrópica capixaba recebe o título nesta área. Em outras palavras, o Evangélico estará apto a gerenciar instituições da rede pública de saúde, assim como é feito no Hospital Estadual Central. A solenidade foi realizada às 15 horas desta quinta-feira (15), no Palácio Anchieta, em Vitória.

Estiveram presentes além do governador Paulo Hartung e do secretário de Saúde, Anselmo Tozi, os secretários de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Amâncio Júnior e de Controle e Transparência, Ângela Maria Soares Silvares, o presidente da Associação Evangélica Beneficente Espíritossantense (Aebes), Ruy Griffo, e a diretora geral do hospital, Sirlene Motta, o diretor administrativo, Rogério Griffo, o subsecretário de Gestão Hospitalar da Sesa, Anselmo Dantas, dentre outras autoridades e representantes de entidades médicas.

Segundo o secretário Anselmo Tozi, as Organizações Sociais representam uma alternativa ao atual modelo de gerenciamento na administração pública, que busca mais eficiência e agilidade nos serviços prestados. “Com este novo modelo de gestão estamos estimulando duas coisas: melhoria na gestão e resposta ágil à população. Por isto escolhemos o Evangélico, que é uma instituição comprometida com o melhor atendimento ao público”, afirma Tozi.




O governador Paulo Hartung ressaltou que o certificado possui um simbolismo muito grande em relação ao que está sendo feito na saúde pública do Espírito Santo. Hartung destacou que a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo é um trabalho desafiador, que necessariamente envolve a participação da União, do Governo do Estado e das administrações municipais.

“Quando a responsabilidade é dos três entes federados as ações se tornam mais desafiadoras, mas, felizmente, conseguimos criar no Espírito Santo um arranjo que estabeleceu um campo de cooperação mútua. Nosso governo não faz jogo de empurra. Estamos vencendo esse desafio com trabalho e planejamento”, afirmou Hartung.

O governador lembrou que outro grande desafio encontrado na saúde pública está relacionado à gestão. Hartung afirmou que o esforço para modernizar a gestão precisa ser permanente. “Precisamos superar esse desafio e implantar práticas modernas de gestão, para que possamos aplicar da maneira mais eficaz possível os recursos que dispomos e oferecer serviços de qualidade à população”, pontuou.

A metodologia se enquadra na nova lógica adotada pela Sesa, a partir da qual o Estado diminui a participação direta na prestação de serviços e repassa a tarefa a entidades de interesse social, para atuar como órgão regulador.



Entre as vantagens de ter uma entidade qualificada como Organização Social no gerenciamento de uma instituição, estão: a contratação de pessoal nos moldes privados – sem concurso público; aquisição de bens de consumo e serviços sem licitação; e maior autonomia gerencial para alcançar as metas pactuadas no contrato de gestão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tel.: 27 - 99413723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard