07/05/2009 05h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Governo do Estado dá posse a 207 médicos aprovados em concurso público da Sesa

Para garantir o atendimento e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela rede estadual de saúde, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), empossou 207 novos médicos aprovados no concurso público, aberto em 2008. Eles serão distribuídos em toda a rede hospitalar e de serviços do Estado. Dentre os locais que vão receber estes profissionais estão os hospitais da rede, as superintendências regionais de Saúde, a sede administrativa e os núcleos de especialidades.

Pela primeira vez, foram selecionados médicos auditores, supervisores e reguladores para trabalhar, exclusivamente, na melhoria do acesso e qualidade do atendimento hospitalar. Serão empossados 30 médicos para estas funções, sendo 10 para cada uma destas áreas e mais 177 profissionais de 40 especialidades como Cardiologia, Clínica Geral, Neurologia, entre outras (ver tabela abaixo). Estas novas contratações fazem parte do novo modelo de gestão da saúde, em que a Sesa assume fortemente sua função de reguladora e financiadora e atua menos como executora direta.

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, destacou a importância da contratação dos médicos auditores, supervisores e reguladores para a melhoria da gestão e logística do sistema público de saúde, no controle de gastos e investimentos, e principalmente na implantação do Acolhimento com Classificação de Risco, que está sendo adotado pelo Estado nos principais hospitais da rede.




“Também coloco nas mãos de cada um desses 207 profissionais a responsabilidade na realização de cada trabalho, em cada atendimento. Um planejamento médico bem elaborado, um projeto terapêutico bem aplicado e um diagnóstico claro são algumas estratégias de economia de gastos e tempo na saúde pública”, disse Tozi.

O governador Paulo Hartung deu boas vindas aos novos profissionais do serviço público e ressaltou que o patrão de todos passa a ser o cidadão capixaba. “O dinheiro que será usado para pagar o salário de vocês virá do cidadão capixaba, que paga impostos e precisa dispor de um serviço público de qualidade. Precisamos ter isso sempre em mente, pois a responsabilidade de cada profissional que atua no setor público é enorme”, disse.

Hartung ressaltou que o Governo do Estado vem reestruturando todo o setor de saúde pública do Espírito Santo, investindo tanto em infraestrutura e equipamentos quanto em recursos humanos. “Encontramos a saúde pública capixaba completamente desestruturada. Ao longo dos últimos anos, conseguimos avançar muito e temos consciência de que ainda temos muito a fazer. Organizar a saúde pública é um desafio enorme, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro”, pontuou.

Posse

A cerimônia de posse dos novos médicos aconteceu na tarde desta quarta-feira (06), no Salão São Thiago, no Palácio Anchieta. Além do secretário Anselmo Tozi, estiveram presentes o governador do Estado, Paulo Hartung, o vice-governador, Ricardo Ferraço, o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Ricardo de Oliveira, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), Aloizio Faria de Souza, entre outras autoridades.

Segundo o presidente do CRM-ES, essa convocação chama atenção em uma época de crise mundial. “É motivo de aplausos e a demonstração de governantes que se preocupam com a saúde da população”, ressaltou Aloizio Faria. Ele também lembrou aos empossados que eles estarão atuando junto a pessoas carentes, que devem ser ouvidas e atendidas como se estivessem na rede particular.

O primeiro colocado no concurso, Daniel de Paula Siqueira Fonseca, e a primeira entre as mulheres, Luciana Lofego Gonçalves, assinaram o termo de posse, representando os demais médicos. “Eu esperava ser aprovado, pois sabia que estava bem preparado, mas o primeiro lugar foi realmente uma surpresa. É um orgulho muito grande e quero honrar esse compromisso”, disse Daniel.



As funções

Os médicos supervisores são como a extensão do olhar da gestão da saúde dentro dos estabelecimentos prestadores de serviços e verificam, por exemplo, a disponibilidade de leitos, de equipe e o funcionamento dos equipamentos. Ou seja, fazem a interlocução entre o médico regulador e a instituição de saúde para garantir o acesso do cidadão ao serviço de saúde.

Já os médicos reguladores têm o papel de fazer a avaliação clínica do paciente, baseados em protocolos de regulação, e decidem o melhor recurso assistencial. Cabe a eles, portanto, monitorar, na rede de saúde, a instituição que tem o melhor recurso para atender os usuários.

Este recurso pode ser uma internação, uma cirurgia ou um exame de alta complexidade, principalmente em situação de urgência e emergência. Esse profissional faz a mediação entre o médico assistente e o estabelecimento que dispõe de tal recurso.

A área de auditoria médica atua em prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS); verifica as conformidades de planos, programas, projetos, processos e ações de saúde, de acordo com a legislação vigente; promove a interação e integração das ações e procedimentos de auditoria entre os três níveis de gestão do SUS; verifica a adequação, resolubilidade e qualidade das ações, dos procedimentos e serviços de saúde; entre outras funções.

O concurso

O concurso público para contratação efetiva de 285 médicos para a Rede Estadual de Saúde foi anunciado pelo secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, em maio de 2008, e teve como objetivo substituir, gradativamente, os profissionais que trabalham por designação temporária.

Em março deste ano foram nomeados 20 médicos supervisores e reguladores, que vão atuar na Central de Regulação e Internação de Urgência e na supervisão dos hospitais da rede pública em todo o Estado (veja a tabela no anexo).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann
karllapadua@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
(27) 9941-3723

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard