21/11/2007 06h53 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Governo do Estado investe R$ 9,4 milhões em Atenção Primária

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 85% dos serviços de saúde podem ser resolvidos na Atenção Primária.

Para ampliar os serviços e a qualidade da rede de Atenção Primária no Espírito Santo, sobretudo do Programa Saúde da Família (PSF), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e 10 municípios (Cariacica, Sooretama, Anchieta, Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Colatina, Ecoporanga, Domingos Martins, Pinheiros e Ibatiba) assinam nesta quarta-feira (21), um termo de compromisso.

O evento será realizado às 11 horas, no 9º andar do Palácio da Fonte Grande, em Vitória, e terá a presença de autoridades, representantes de instituições de ensino, do Ministério Público e do Movimento Espírito Santo em Ação, entre outros profissionais da área de saúde.

No termo de compromisso, o governo Estadual se compromete a repassar cerca de R$ 9,4 milhões para a criação dos primeiros dez Núcleos Estratégicos da Saúde da Família (Nesfs), serviço inédito no Estado e um avanço para todo o país.

O investimento também permitirá a construção de três Pronto-Atendimentos (PAs), dois microrregionais (Anchieta e Sooretama) e um municipal (Cariacica).

A previsão é de que os recursos sejam repassados para os municípios até o final deste ano. Caberá às prefeituras, contratar e realizar as obras, manter e administrar os Nesfs e os PAs.

Núcleos

Os Núcleos Estratégicos da Saúde da Família (Nesfs) vão ampliar o acesso da população aos serviços de saúde dentro da sua própria comunidade e município, numa nova perspectiva de atendimento e uma das estruturas mais modernas do Brasil no conceito de Atenção Primária.

A meta da Sesa é criar 76 Nesfs até 2010, aumentando a cobertura do PSF em todo o Espírito Santo. Para isso, será fundamental a contrapartida dos municípios, que além da construção e manutenção dos Nesfs, terão que contratar novas equipes para os núcleos.

O primeiro grupo de Nesfs vai contemplar os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Sooretama, Colatina, Ecoporanga, Domingos Martins, Cariacica (dois núcleos), Pinheiros e Ibatiba.

Eles terão o mesmo projeto arquitetônico e a mesma infra-estrutura, com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem; farmácia; sala de vacina; sala de reuniões; mini-auditório e sala de acolhimento.

Cada núcleo terá 480m² e contará com duas equipes da Saúde da Família, beneficiando cerca de seis mil pessoas. Para cada núcleo, o Estado vai repassar R$ 423.053,81, num total de R$ 4.230.538.

Eles foram escolhidos com base em vários critérios, entre eles o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a baixa cobertura do PSF e investimento do Estado nos últimos anos.

PAs

O termo de compromisso inclui ainda o repasse de verbas para a construção de três novos Pronto Atendimentos (PAs). Os locais foram escolhidos com base em vários critérios, entre eles, a baixa cobertura do PSF, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a linha de expansão do Samu 192 e as condições sócio-econômicas.

Os PAs serão construídos nos municípios de Anchieta (microrregional), Sooretama (microrregional) e Cariacica (municipal) e vão garantir apoio para os trabalhos do PSF, além de serem referência para o serviço Samu-192.

O PA de Sooretama vai abranger os municípios de Sooretama, Linhares, Vila Valério, Rio Bananal e Jaguaré. Já o de Anchieta, atenderá: Anchieta, Guarapari, Alfredo Chaves, Piúma, Marataízes e Itapemirim.

Cada PA terá área mínima de 1.250m² e deve atender uma população mínima de 150 mil pessoas. O investimento em cada Pronto Atendimento será de cerca de R$ 1.750.000,00, num total de R$ 5.250.000,00.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha