20/05/2009 14h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Governo do Estado lança ‘Mutirão de Cirurgias Eletivas’ nesta quarta (20)

Com um investimento de R$ 8,3 milhões, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza o ‘Mutirão Estadual de Cirurgias Eletivas’ em 12 hospitais do Espírito Santo. Serão abrangidas 10 especialidades. A solenidade de lançamento foi realizada na tarde desta quarta-feira (20), às 15 horas, no Palácio Anchieta.

Estiveram presentes o vice-governador, Ricardo Ferraço, o subsecretário Estadual de Assistência e Regulação, Francisco José Dias, o subsecretário de Gestão Hospitalar, Anselmo Dantas, o procurador do Ministério Público do Estado (MP-ES), José Adalberto Dazzi, a superintendente Regional de Saúde de Vitória, Luciléia Eller, o gerente Estadual de Regulação e Assistência, Deivis Guimarães, diretores e representantes dos hospitais participantes e do Conselho Regional de Saúde (CRM), prefeitos, secretários de saúde municipais, dentre outros.

Durante apresentação do lançamento do Mutirão, o subsecretário Francisco José Dias comentou que a ação do Estado, em parceria com os hospitais, tem o objetivo de garantir acesso organizado às cirurgias eletivas. “As cirurgias são hoje um gargalo no sistema de saúde em todo o País, mas com o mutirão, a fila para os procedimentos vai ter fim, e o mais importante: sem comprometer a rotina dos hospitais”, disse.



De acordo com ele, o Mutirão beneficiará mais de 6 mil pacientes e realizará aproximadamente 5.500 atendimentos - entre consultas, exames e as próprias cirurgias. Cada unidade fará o Mutirão aos sábados. Dentre elas, a cirurgia para correção da escoliose, que, pela primeira vez no País, será realizada em mutirão promovido pelo Estado. Esta será no próximo dia 6 de junho.

Números
Hospitais – 12
Especialidades – 10
Pacientes – 6.000
Procedimentos – 5.500

Passo a passo para fazer a cirurgia
1. Procurar Unidade de Saúde do Município;

2. A Unidade de Saúde encaminha o pedido para Agência Municipal de Agendamento (AMA), que é avaliado por especialista;

3. O pedido segue para a Central de Marcação de Consultas e Exames Especializados das superintendências regionais de saúde;

4. Autorizada, a solicitação retorna para a AMA, que realiza o agendamento.

Cronograma

Os mutirões serão sempre aos sábados, em cada hospital, com intervalo de duas semanas, até dezembro deste ano.

Tipos de cirurgias

Escoliose, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, angiologia, cardiologia, neurocirurgia, cabeça e pescoço, oftalmologia e otorrinolaringologia.

Hospitais

Santas Casas de Misericórdia de Vitória, Guaçuí, Iúna e Cachoeiro; os Hospitais Evangélicos de Vila Velha (HEVV) e de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) e Hospital dos Ferroviários. E ainda o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), em Cachoeiro de Itapemirim; Hospital São Bernardo, em Colatina, Hospital de Domingos Martins e Clínica dos Acidentados.

Estratégia



Cirurgias eletivas são aquelas que não são consideradas de urgência e emergência e por isso podem aguardar agendamento, sem afetar, contudo, os atendimentos emergenciais, que têm prioridade.

O ‘Mutirão de Cirurgias Eletivas’ será realizado aos sábados e não vão interferir nos atendimentos de urgência e emergência. Pelo contrário. Os procedimentos de média complexidade evitam que o usuário venha a ser um paciente de urgência, pois resolve o problema antes de este se agravar. Além disso, os pacientes permanecem por pouco tempo ocupando os leitos hospitalares.

Fim da fila de espera no Norte

Durante o evento, também será anunciada a autorização para que mil pacientes no Norte do Estado possam se submeter a cirurgias artroscópicas – ombro, joelho, quadril, tornozelo e clavícula. Durante o evento, também será assinado o termo de cessão de materiais cirúrgicos de otorrinolaringologia para o Hospital da Polícia Militar (HPM).

Projeto Piloto

A Sesa, em parceria com o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), realizou o primeiro mutirão do Estado - para cirurgias gerais e ginecológicas - em março deste ano, como projeto piloto. Foram realizados 830 atendimentos e houve a participação de 133 pessoas.

No total, foram 127 procedimentos agendados e 306 consultas realizadas. Foram feitos ainda 38 raios X, 13 mamografias, 38 ultrassonografias, 81 eletrocardiogramas e 108 exames laboratoriais. Além disso, foram atendidas 40 demandas espontâneas de pacientes que não estavam cadastrados, e que passaram por consultas e exames.

Também no Hucam, foi feito o Mutirão de Revisão de Marcapasso, no último dia 25 de abril, quando aproximadamente 250 pessoas foram consultadas para a troca do aparelho.

Veja mais informações no anexo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard