17/08/2004 15h28 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Governo do Estado lança o Pró-vida

A saúde pública dá mais um salto no Espírito Santo. Foi lançado na tarde desta terça-feira (17), no Palácio Anchieta, o Pró-vida – Programa Estadual de Redução da Mortalidade Infantil e Materna. O principal objetivo é reduzir os índices de mortalidade até o final do governo Paulo Hartung, aproximando-se da meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde.

Apresentado pelo Secretário Estadual de Saúde, João Felício Scárdua, o evento contou com as presenças do Governador Paulo Hartung; do vice-governador Lelo Coimbra; secretários estaduais de ação social, Vera Nascif, ciência e tecnologia, Fernando Herkenhoff, e transportes, Rita Camata. Além deles, deputados federais, estaduais e secretários municipais de saúde compareceram ao evento.

A redução da mortalidade neonatal é meta prioritária da Secretaria Estadual de Saúde. O lançamento do Pró-vida vem reiterar o interesse do Governo do Estado em melhorar as condições de vida de todos os capixabas. Em dados numéricos, o objetivo é reduzir em 20% o número de mortes de recém nascidos até 2006.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, João Felício Scárdua, “em dez anos, o Espírito Santo saiu de uma mortalidade de 30,14 para cada mil nascidos vivos para 15,89 mortos para cada mil nascidos vivos. O trabalho de redução faz parte da construção do Serviço Único de Saúde que nós queremos no Estado”.

Scárdua enumerou as razões da mortalidade infantil no Estado: “asfixia peri-natal, doenças respiratórias, desnutrição, doenças infecto-contagiosas e má formação congênita tem resultado nas mortes até um ano. Temos que garantir um bom pré-natal, com seis visitas mínimas das grávidas aos médicos, para reduzir os índices”, disse.

A SESA também organizará uma rede integrada de atenção materno infantil, garantindo assistência para as gestantes, puérperas e crianças menores de um ano. Novos leitos de Utin neonatal serão abertos, garantindo o atendimento emergencial aos recém nascidos e suas mães.
Em sua fala, o Governador Paulo Hartung destacou que o Pró-vida faz parte de um plano maior, que envolve o Espírito Santo como um todo. “Nosso Governo não acredita no improviso. Acredita na organização. Estamos acabando com os feudos dentro do poder público. Além de um projeto da Secretaria de Saúde, esse é um projeto da área social do Governo”.

Tanto Hartung, quanto Scárdua, reiteraram que além da saúde, a educação deve ser priorizada para se reduzir os índices de mortalidade neonatal. “A mortalidade está presente nas áreas onde existem mais mães analfabetas.”

Convênio

Depois da criação do Pró-vida, o Governador Paulo Hartung e o Secretário Estadual de Saúde, João Felício Scárdua, assinaram um convênio com a Universidade Federal do Espírito Santo, para a determinação do perfil epidemiológico dos moradores de Rio Bananal.

Nos moldes do Projeto Mônica, desenvolvido pela Ufes, o convênio servirá para detectar os casos de hipertensão e problemas cardíacos no interior do Estado. Em um primeiro momento, o projeto terá a base em Rio Bananal, mas a intenção é expandir o mapeamento para outros municípios do Espírito Santo.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br