07/05/2010 12h54 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Governo inaugura Hospital de Atenção Clínica para pacientes crônicos e de urgência em Saúde Mental

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), inaugurou, nesta sexta-feira (07), sua mais nova unidade hospitalar: o Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), que vai funcionar no antigo Adauto Botelho, em Cariacica. A unidade foi toda reformada para abrigar a nova estrutura e o seu novo perfil de atendimento. De hospital psiquiátrico, ele passa a funcionar como referência em Atenção Clínica, abrigando ainda uma unidade de atendimento à Urgência em Saúde Mental. O investimento total do projeto foi de R$ 2,85 milhões.

A solenidade de inauguração reuniu na unidade o governador do Estado, Paulo Hartung, acompanhado da psicanalista, Cristina Gomes, o secretário de Saúde, Anselmo Tozi, o prefeito de Cariacica, Helder Salomão, o diretor-geral do hospital, Renato Vieira, o diretor- técnico, o psiquiatra Hugo César Guangiroli, o diretor-administrativo, Enrielton Chaves, deputados estaduais, o procurador do Ministério Público do Espírito Santo, José Adalberto Dazzi, o secretário Estadual dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, subsecretários e gerentes da Sesa, representantes de entidades médicas e comunitárias do Estado, entre outras autoridades.





Após uma visita pelas novas dependências do novo hospital, um público de cerca de 300 pessoas assistiu à inauguração oficial da unidade. Anselmo Tozi agradeceu a toda a equipe do hospital e da secretaria pelo trabalho realizado e falou sobre a transformação que vem sendo feita na Rede de Saúde Mental do Estado ao longo dos últimos anos. “Estamos realizando o sonho de muita gente, mas principalmente trazendo dignidade aos pacientes que ainda se encontram residentes aqui e que perderam o laço familiar e social. A mudança começou lá atrás, em 2004, quando foram feitas as primeiras transferências para as Residências Terapêuticas”.



Tozi afirma que o Hospital Adauto Botelho já chegou a internar 1.200 pacientes de uma só vez. “Mas a realidade agora será diferente. Além da urgência em saúde mental, parte deste espaço vai abrigar um hospital de múltiplas especialidades. Vamos começar com 40 novos leitos de retaguarda para os demais hospitais da rede. Eles serão usados por pacientes crônicos que precisam de cuidados especiais. Em breve, haverá mais 30 leitos para servir para outras especialidades de acordo com a necessidade da Rede”, explica o secretário.



Ao todo serão 103 leitos. No atendimento em Saúde Mental serão 50 leitos de curta permanência e retaguarda para pacientes com urgência psiquiátrica e também com mais 13 leitos de observação na Unidade de Atenção à Saúde Mental.

Urgência em Saúde Mental



Na ocasião, Cristina Gomes, que é psicanalista e participou do Movimento Antimanicomial nos anos 90, quando atuou no Ministério da Saúde, disse que gostaria de cumprimentar os profissionais que se dedicam aos seres humanos que foram recusados pela sociedade. "Parabenizo a equipe que tornou possível essa realidade neste espaço". Ela também ressaltou que o que se convencionou chamar de loucura deixou como legado, à história da humanidade, grandes gênios e obras de arte universais.



O governador Paulo Hartung disse em seu pronunciamento que o Estado deu um passo a mais na estruturação do Sistema Único de Saúde. "Essa é uma conexão com uma política sólida em saúde mental, e um grande desafio para o Governo, para a sociedade e para as famílias capixabas. Precisamos ter mais capacidade de ouvir, enfatizo as aspas, os "loucos", porque, ao entendê-los, entendemos melhor nossa sociedade".



Ele também se referiu à saúde em Cariacica, quando disse que ao longo de seus dois mandatos viu a relação da população do município com sua cidade melhorar muito. "A relação do povo de Cariacica com a cidade mudou completamente, e esse hospital é mais um elo nessa construção. Ao trazer a urgência psiquiátrica para cá, estamos dando o primeiro passo na reestruturação do Hospital São Lucas, e também criando outra conexão. É como se lançassemos a pedra fundamental do Hospital Geral de Cariacica". Por fim, o governador encerrou sua fala dizendo que o Governo está trabalhando para fazer no Espírito Santo o melhor modelo de SUS de todo país.



A urgência em Saúde Mental, que atualmente funciona no Hospital Estadual São Lucas com seis leitos, será transferida para o Hospital Estadual de Atenção Clínica, que vai funcionar com a mesma lógica de atendimento, mas com um diferencial: o dobro do número de leitos. Destes 13 novos leitos de observação, oito serão destinados à pré-internação, onde o usuário ficará por até 72 horas e, só então, se houver indicação, irá ocupar um leito psiquiátrico de curta permanência.

Transferência

A transferência dos pacientes – tanto os de urgência psiquiátrica quanto os que necessitam de cuidados especializados - que hoje se encontram internados no São Lucas para o Hospital Estadual de Atenção Clínica será realizada nesta segunda-feira (10) e tem previsão de estar concluída no dia subseqüente.

Reforma



Para abrigar o novo hospital, a estrutura física do antigo Hospital Adauto Botelho passou por reforma e reestruturação que incluiu, entre outros, estruturação de quatro enfermarias, reforma de telhado, recuperação do muro, instalação de uma estação de tratamento de esgoto compacta, terraplanagem e pavimentação das áreas de estacionamento.

E ainda recuperação do sistema de drenagem de águas pluviais, instalação de rede lógica interligando as áreas do hospital, pintura interna e externa, instalação de rede de gases medicinais e revisão nas instalações elétrica e hidráulica.

Foram adquiridos também equipamentos médico-hospitalares como poltronas reclináveis, cadeiras de roda, camas hospitalares, cadeiras para banho, mesas portáteis para refeição, macas retráteis, suportes de soro, armários, estantes, desfibrilador cardíaco, carro para medicação, entre outros.

Residência terapêutica



O hospital também possui enfermaria onde vivem 64 moradores em regime de asilamento. Estes pacientes serão beneficiados pelo projeto de ressocialização chamado Serviço de Residência Terapêutica, que teve início em 2004. Trata-se de casas onde o paciente reside por um período e recebe acompanhamento técnico para a progressiva reinserção social.

Para abrigar os demais pacientes do antigo Adauto Botelho, o Governo do Estado criará dez Residências Terapêuticas na Grande Vitória. Atualmente existem cinco nos arredores do antigo Adauto Botelho, onde vivem 40 ex-moradores da unidade.



Este projeto e a própria reestruturação da unidade psiquiátrica visa a atender à Política Nacional de Saúde Mental, que redireciona o modelo, que antes era centrado em grandes hospitais psiquiátricos e com internações de longa permanência, para a lógica da atenção psicossocial. O tratamento hoje preconizado é em rede e com o objetivo de buscar a reinserção do paciente e não o seu isolamento.

História

O Hospital Colônia Adauto Botelho, inaugurado em 24 de abril de 1954, foi considerado, na época, modelo para o Ministério da Saúde, por se tratar de um hospital moderno e aparelhado com todos os recursos técnicos para tratamento de doentes mentais. Em 1968, de acordo com os arquivos do hospital, foi constatada a internação de 1.711 pacientes.

Entretanto, no início dos anos 90, com o advento do movimento da luta antimanicomial, a assistência às pessoas portadoras de transtorno mentais foi reformulada pela Política Nacional de Saúde Mental. Esta balizou os direitos e a proteção dos portadores de transtornos mentais para a lógica da atenção psicossocial, que visa à reinserção social do paciente.

Foi neste cenário que o Hospital Adauto Botelho começou a sofrer reformulações. Em 2004, 40 ex-moradores do hospital foram reinseridos na comunidade vivendo em cinco Residências Terapêuticas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Governo:
Caê Guimarães
9983-1959
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard