22/05/2007 05h27 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Governo inaugura Maternidade em Vila Velha

A população de Vila Velha comemorou nesta sexta-feira (18) a inauguração da maternidade do Hospital Infantil Alzir Bernardino Alves (Hiaba), que a partir de agora passa a se chamar Himaba – Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba). Cerca de 500 pessoas compareceram à solenidade, que teve a presença do governador em exercício Ricardo Ferraço, do secretário de Estado da Saúde Anselmo Tose, além de diversos deputados federais, estaduais e autoridades municipais.

Com investimentos no valor de R$ 1.686.000,00, a unidade se tornará referência no serviço de obstetrícia em Vila Velha, com 24 leitos de obstetrícia e 25 de UTI Neonatal e capacidade de fazer 300 partos por mês.

Em sua fala, o governador em exercício destacou a contribuição de todos os profissionais que de alguma forma participaram da edificação de uma obra de tal relevância. Segundo Ricardo Ferraço, “é dessa forma que o Governo se reafirma diante de seu contribuinte, elegendo prioridades públicas como a saúde”.

O governador destacou também o conjunto de intervenções que o Governo vem realizando no setor sob a liderança do secretário Anselmo Tose, dando como exemplo os gastos com medicamentos para atender a população de baixa renda, que aumentou mais de 300% entre 2002 e 2006, e os projetos que estão sendo desenvolvidos e que foram apresentados no planejamento estratégico 2007 / 2010. “Os dados revelam a absoluta atenção e prioridade à saúde pública em nosso Estado”.

O secretário de Estado da Saúde Anselmo Tose disse que o Hiaba se transformou em um hospital moderno e completo, o maior da Rede Pública do Estado. “Não é à toa que acabamos de ganhar a certificação ouro em materiais de esterilização, com os melhores padrões da Rede Pública, o primeiro da Região Sudeste. A ampliação do número de leitos no Himaba e no HABF vai melhorar a rede de assistência hospitalar em Vila Velha”, comemora. Mas acrescentou que não adianta ter o maior hospital se não existir o acompanhamento da mulher e da criança, com exames de pré-natal. “E é isso que estamos fazendo, investindo na Atenção Primária para prevenir doenças e, conseqüentemente, evitar a sobrecarga nos hospitais”.

A diretora do Himaba Gisele de Oliveira comemorou o recebimento da Certificação Ouro, prêmio oferecido aos hospitais que cumprem os protocolos de qualidade do Ministério da Saúde e da Anvisa. “Fomos o primeiro hospital da rede pública da região sudeste a ganhar o prêmio. A equipe está muito orgulhosa e com incentivo em trabalhar neste novo setor do hospital”, conclui.

Nos discursos de diversas autoridades, entre elas lideranças de Vila Velha, todos elogiaram os investimentos estaduais feitos na cidade, ressaltando que a população do município reconhece as obras que estão em execução e outras planejadas para serem realizadas e que são objetos de desenvolvimento de Vila Velha.

Logo após a cerimônia de inauguração da maternidade, o governador em exercício Ricardo Ferraço, o secretário Anselmo Tose, além da diretoria do hospital e de alguns convidados visitaram as novas instalações do hospital e conversaram com as diversas mães que ganharam nenêm recentemente.

O Hospital Infantil, inaugurado em abril de 2002 com apenas 13 leitos, conta agora com 120, em área construída de 12 mil m2. O Governo atual investiu na ampliação e modernização e, em 2003, chegou a 30 leitos e o transformou em Unidade Gestora. No ano seguinte o Governo inaugurou os serviços de Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, Banco de Sangue e o Centro de Diagnóstico.Em 2005 chegou a 96 leitos. No ano passado foi inaugurado o Banco de leite.

Além das obras, o Hiaba adquiriu novos equipamentos para a maternidade, entre os quais, mesas de cirurgias, instrumental cirúrgico, carrinhos de emergência, berços e monitores cardíacos. Os gastos com os aparelhos somaram R$ 300 mil. São 553 servidores e custo anual acima de R$ 30 milhões. Passa a ser referência no atendimento materno-infantil do Estado.

A dona-de-casa Elizete da Silva Santos acaba de tem um bebê na nova maternidade e parabeniza o Governo. “Ficou muito bonito, muito organizado, tudo novinho. Os funcionários são muito atenciosos. Fiquei muito tranqüila em ganhar minha criança aqui”.

Com a inauguração da maternidade no Hiaba, o Governo do Estado vai agilizar as obras de ampliação do Hospital Bezerra de Faria, que passará para 122 leitos e será referência em urgência e emergência adulto no município.

Projetos prioritários para a área da saúde no planejamento Estratégico do Governo:

- Implantação do Pronto Atendimento de Cariacica (Itacibá) e de mais 19 unidades básicas de saúde no Estado
- Inauguração do serviço de hemodiálise em Linhares (80 vagas) e início da construção do serviço em São Mateus (110 vagas)
- Ampliação do SAMU 192 para Região Sul
- Mais 50 leitos na rede hospitalar de Cachoeiro de Itapemirim
- Transformar o Hospital Silvio Ávidos, em Colatina, em hospital de referência regional para urgência / emergência, com a construção do novo centro cirúrgico e uma UTI com mais 10 leitos
- Reestruturação e ampliação do São Lucas (de 150 a 250 leitos)
- Início das obras do novo Hospital Dório Silva (320 leitos), na Serra
- Inauguração Hospital Central em Vitória, com 168 leitos, sob novo modelo de gestão por Organização Social
- Aumentar em 20% o número de cirurgias cardíacas
- Implantação de um programa modelo de planejamento familiar e prevenção à gravidez precoce e indesejada em dois municípios (a serem definidos), em parceria com as prefeituras

Daniele Bolonha