09/04/2013 07h53 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Grau de resíduos agrotóxicos em alimentos será debatido em fórum

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, nesta quarta-feira (10), uma reunião para debater o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em alimentos (Para/ES). Entre outros assuntos, além de apresentar resultados da pesquisa, também será discutida a possibilidade de aumentar a área de abrangência da iniciativa, que é nacional, mas tem como base, aqui no Espírito Santo, informações colhidas na Grande Vitória.

Atualmente os alimentos agrícolas enviados para estudo em laboratórios para avaliação do teor de agrotóxico são coletados em supermercados de Vitória – a maioria é produzida no interior do Estado. Mas, segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Marizete Oliveira, há intenção de aumentar essa atuação para âmbito estadual.

“Essa ampliação é importante porque poderemos saber com mais detalhe sobre os alimentos produzidos e consumidos aqui. A ingestão prolongada de alimentos com agrotóxicos acima do limite máximo de resíduos permitido interfere na saúde da população em geral. Sem contar o impacto na saúde do trabalhado rural e no meio ambiente”, diz.

Resultados

Os últimos resultados divulgados são de 2011. Na época, foram analisadas amostras de alface, arroz, cenoura, feijão, mamão, morango, pimentão, pepino, tomate e uva. A avaliação foi considerada ruim. “Do total de amostras, quase 33% foram qualificadas como insatisfatórias. Em muitas ocasiões, foi detectado o uso de produtos agrotóxicos não condizentes com aquela cultura”, explica Marizete.

De acordo com a coordenadora, foi observado ainda desrespeito às indicações da bula de cada produto e negligência quanto ao tempo da última aplicação e colheita dos alimentos, contribuindo para acúmulo de resíduos agrotóxicos. “O programa tem a característica de orientação, vamos utilizar esse encontro para elaborar propostas de ações junto ao setor produtivo para melhorar o perfil dos resultados”, ressalta.

O Para/ES é um programa criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atua como uma ferramenta de análise, regulação e estabelecimento de parâmetros de avaliação toxicológica de alimentos provenientes do campo. Ele objetiva avaliar continuamente o teor de resíduos de agrotóxicos em nove tipos de produtos: alface, banana, batata, cenoura, laranja, maçã, mamão, morango e tomate.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard