04/05/2011 14h12 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Gripe: 47% das crianças já vacinaram e gestantes somam 24%

A Campanha de Vacinação contra Gripe completa dez dias nesta quarta-feira (04) e já imunizou aproximadamente 197 mil pessoas no Espírito Santo. O número representa 38% do público-alvo da Campanha: 520.917 pessoas. Entre os grupos que já compareceram aos postos de vacinação, destaque para as crianças com cobertura vacinal de 47%. Já as gestantes são minoria e apenas 24% foram imunizadas até agora. Quem ainda não se vacinou deve procurar um posto de vacinação até o dia 13 de maio, quando a Campanha será encerrada.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Marta Casagrande Koehler, alerta para que a população não deixe para a última hora. “A vacina leva de quatro a seis semanas para fazer todo o efeito, por isso, quanto antes a pessoa vacinar, mais rápido estará protegida”, ressalta.

A médica esclarece ainda que não há contra-indicação à vacinação de gestantes. “A vacina é indicada para grávidas, independente do período de gestação. Se a gestante tiver alguma dúvida, deve procurar orientação médica”, aconselha. A vacinação apenas não é recomendada para pessoas que apresentaram reações graves à vacina contra gripe ou quem tem alergia grave à proteína do ovo de galinha.

São cinco os grupos que constituem o público-alvo da Campanha neste ano: idosos com 60 anos ou mais, população indígena que vive em aldeias, crianças de seis meses até menores de dois anos, gestantes e profissionais de saúde que fazem atendimento para a gripe. De acordo com estimativas da Sesa, esses grupos somam aproximadamente 521 mil pessoas e a meta da Secretaria é imunizar 80% dessa população até 13 de maio.

Pacientes crônicos

Além do público-alvo da Campanha, também podem vacinar portadores de certas doenças crônicas. A lista com os casos indicados é definida pelo Ministério da Saúde. Vale ressaltar que para receber a vacina o paciente deve apresentar um laudo médico que comprove a doença.

Além dos postos de vacinação, pacientes crônicos podem procurar o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), localizado no Hospital Infantil de Vitória. O Centro disponibiliza vacinas para grupos específicos que também são atendidos mediante apresentação de laudo médico. Confira as indicações, de acordo com o Ministério:

1. HIV/aids;
2. Transplantados de órgãos sólidos e medula óssea;
3. Doadores de órgãos sólidos e medula óssea devidamente cadastrados nos programas de doação;
4. Imunodeficiências congênitas;
5. Imunodepressão devido a câncer ou imunossupressão terapêutica;
6. Comunicantes domiciliares de imunodeprimidos;
7. Cardiopatias crônicas;
8. Pneumopatias crônicas;
9. Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas;
10. Diabetes mellitus;
11. Fibrose cística;
12. Trissomias;
13. Implante de cóclea;
14. Doenças neurológicas crônicas incapacitantes;
15. Usuários crônicos de ácido acetilsalicílico;
16. Nefropatia crônica/síndrome nefrótica;
17. Asma;
18. Hepatopatias crônicas.

Saiba mais

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção do sistema respiratório e tem como principal complicação as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. Entre os sintomas mais comuns estão febre alta (acima de 38ºC), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A influenza humana pode ser transmitida por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar, tossir ou ainda por contato com objetos contaminados, como copo, lenço, toalha, maçaneta, etc.

Balanço parcial no ES
Dados até as 15 horas desta quarta (04).

- Crianças:
Doses aplicadas: 36.714
Cobertura vacinal: 47%

- Trabalhadores em saúde
Doses aplicadas: 17.912
Cobertura vacinal: 41%

- Idosos
Doses aplicadas: 130.386
Cobertura vacinal: 38%

- Indígenas
Doses aplicadas: 981
Cobertura vacinal: 32%

- Gestantes
Doses aplicadas: 13.997
Cobertura vacinal: 24%

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard