27/12/2007 12h35 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

<b>Guarapari vai contar com serviço do Samu 192</b>

Aproximadamente 111 mil habitantes da cidade de Guarapari serão beneficiados com a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), a partir das 10h30 desta sexta-feira (28). O município vai contar com duas ambulâncias do Samu que atenderão à população em casos de urgência médica.

O governador Paulo Hartung, o secretário Estadual da Saúde, Anselmo Tose, e a coordenadora Estadual do Samu 192, Engre Beilke, estarão presentes na solenidade de inauguração do serviço, que acontecerá na Rua Santo Antônio, 119, no bairro Muquiçaba, em Guarapari.

O Samu 192 será implantado de acordo com a padronização nacional. "Teremos recurso para custeio e algumas ambulâncias para incorporar ao atendimento. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Prefeitura de Guarapari estão complementando a estrutura, com parte do custeio e com a estrutura física para o serviço", informa Engre Beilke, coordenadora do Samu.

Serão duas ambulâncias, sendo uma para atendimento básico e outra para o avançado. Os equipamentos, ao custo total de R$ 400 mil, foram adquiridos com recurso federal. O custeio anual (R$ 1.125.60,00) do Samu é rateado em 42% do Ministério da Saúde (MS), 29% de contrapartida do Governo Estadual e 29% da Prefeitura de Guarapari.

O Ministério da Saúde utiliza os padrões internacionais de atendimento móvel de emergência, que indica uma Unidade de Suporte Básico (USB) para cada 100 mil habitantes e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para cada grupo de 400 mil.

Segundo Engre Beilke, a USA está sendo adquirida devido ao grande número de turistas que visitam o balneário no verão. “A população flutuante aumenta consideravelmente a quantidade de pessoas em Guarapari”, explica.

Todos os casos serão levados para o Pronto-atendimento (PA) municipal de Guarapari (exceto traumas graves), e poderão ser transferidos, caso necessário, para os hospitais privados São Judas Tadeu e Nossa Senhora da Conceição. “Estamos elaborando um projeto para que um desses hospitais abra uma entrada para urgência e emergência”, ressalta a coordenadora. Já os pacientes vítimas de traumas graves serão encaminhados para o Hospital São Lucas, em Vitória.

Lançado pelo Governo Federal em 2003, o Samu passa a funcionar, agora, em sete municípios do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Cariacica, Fundão e Guarapari. A expectativa é de que em 2008 o serviço também passe a operar no município de Cachoeiro de Itapemirim.

O que é Samu 192?

O Samu é parte da Política Nacional de Atenção às Urgências do Governo Federal. É um serviço do Ministério da Saúde para reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

Atualmente, a rede nacional Samu 192 conta com 114 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, atendendo a 926 municípios e 92,7 milhões de pessoas.

Funcionamento

O serviço móvel de atendimento pré-hospitalar é o que chega rapidamente às pessoas, em qualquer lugar. Ele conta com equipes de suporte básico, com auxiliares e técnicos de enfermagem capacitados para o atendimento de urgências com risco moderado de vida, e equipes de suporte avançado, que conta com médicos e enfermeiros para atendimento de casos graves.

O Samu pode ser acionado por meio de uma ligação gratuita para o telefone 192. Os pedidos de socorro são atendidos nas Centrais de Regulação, que funcionam 24 horas. Um médico avalia as necessidades de cada chamada e encaminha o atendimento, que pode ser uma simples orientação ou o envio de uma ambulância.

Ligações para o Samu

De janeiro a outubro de 2007, o Samu registrou 344.184 ligações, sendo 54% de trotes e 27% de pedidos de informações. Apenas 19% (65.768) das ligações feitas nos primeiros dez meses deste ano estão dentro do perfil de atendimento do serviço.

Para Engre Beilke, a grande quantidade de trotes é preocupante. “Precisamos diminuir isso para podermos atender melhor quem realmente precisa”, disse. Engre destaca que as demandas equivocadas também chamam a atenção. “Já fomos chamados para casos de cólica menstrual”, diz.

A população, ressalta a coordenadora, é o foco e deve ser a grande parceira do Samu. “O problema é que muitas vezes as linhas estão ocupadas por causa de trotes e isso é muito sério. Se um caso for grave, qualquer minuto pode ser determinante para o salvamento de uma vida”, alerta a profissional.

Para 2008, o Samu 192 fará uma campanha educativa nas escolas de ensino fundamental em parceria com o Ciodes. A campanha “Trote Não é Legal” está em fase de elaboração. Passar trotes para o Samu é uma prática ilegal com pena de um a seis meses de detenção ou multa.

Saiba quando chamar o Samu:

- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Em casos de Intoxicação exógena;
- Em caso de queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em casos de tentativas de suicídio;
- Em crises hipertensivas;
- Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
- Em casos de afogamentos;
- Em casos de choque elétrico;
- Em acidentes com produtos perigosos;
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
- Transporte inter-hospitalar para pacientes graves e
- Transporte para exames de urgência.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha