26/04/2010 07h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Hemocentro da Sesa promove encontro para integração de pacientes hemofílicos

Neste sábado (24), o Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes), em Vitória, realizou um encontro para promover a integração entre os hemofílicos e os profissionais envolvidos no tratamento da doença, que se caracteriza por um problema de coagulação no sangue.

Mais de cem participantes, entre familiares, pacientes e equipe do Hemocentro estiveram presentes à confraternização, que relembra o Dia do Hemofílico (17 de abril). Os pacientes tratados na unidade foram recebidos com música, e tiveram direito a um lanche comemorativo, além de orientações médicas. O encontro foi realizado no Hemocentro da Sesa.

“A grande importância de eventos como este é mostrar aos pacientes que a gente se importa com eles em todos os aspectos”, destacou a hematologista da Secretaria de Estado da Saúde, Alessandra Prezotti.

Ela afirmou também que essas atividades estimulam os pacientes a darem continuidade ao tratamento. “A adesão do paciente ao tratamento fica muito melhor quando se faz esse tipo de evento. Todos os pacientes de doenças crônicas devem se sentir estimulados. É muito importante que o hemofílico se sinta acolhido e entenda também a sua responsabilidade no tratamento”, explicou a médica.

Segundo Prezotti, os hemofílicos têm que comparecer a cada seis meses na unidade de atendimento, ou quando têm sangramento, neste caso para receberem o fator da coagulação. Atualmente, os hemonúcleos da Secretaria da Saúde tratam uma média de 400 pessoas com distúrbios na coagulação do sangue, a maioria hemofílicos.

A hemofilia é uma alteração genética e hereditária no sangue, caracterizada por um defeito na coagulação sanguínea. O sangue é composto por várias substâncias, e cada uma delas tem sua função. Um desses compostos são as proteínas chamadas Fatores de Coagulação, que ajudam a estancar as hemorragias.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard