05/02/2010 12h33 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Hemoes coleta sangue e cadastra medula óssea na Sesa até as 16 horas desta sexta (05)

Nesta sexta-feira (05), é a vez de a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) contribuir com o estoque de sangue e o cadastramento de medula óssea do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes). O ônibus da Unidade ficará na Central Administrativa da Sesa à espera de doadores até as 16 horas.

A visita foi agendada porque entre o fim do ano até o Carnaval o banco de sangue do Hemocentro da Sesa sofre com baixa nas doações. Esse foi um dos motivos que levaram a servidora Cristiane de Moura, 29 anos, a ser voluntária. “Eu nunca doei porque tinha medo. Mas sei que doando contribuirei para quem necessita”, disse ela, que aproveitou para fazer cadastramento de medula óssea.

Depois de doar sangue, Cristiane admitiu que o procedimento de doação não era nada daquilo que pensava. “Foi muito bom para mim porque não senti nada, não doeu. Se pudesse, doaria de novo agora, mas já sei que tenho que esperar o intervalo mínimo de doação para as mulheres, que é de três meses”, contou.



A servidora Letícia Hülle Rocha, 24 anos, também participou da coleta externa na Sesa. Foi a terceira vez que doou. “Eu comecei a doar porque sei que posso salvar uma vida. Não custa nada, dura apenas meia hora e não dói”, afirmou. Ela ainda fez o cadastramento de medula óssea. “Não tinha ideia de como era, mas lá na hora as funcionárias do Hemoes explicaram que o procedimento é muito simples. Basta preencher um formulário e tirar 5ml de sangue. Todos deveriam fazer”.

Como ser voluntário

É muito fácil ser um doador voluntário de sangue. Para isso, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto.



Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se o voluntário for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Para a realização do cadastro de medula óssea, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.



A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.

As visitas externas são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de medula. Basta marcar uma visita da Unidade Móvel pelos telefones (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Cronograma de coleta externa:

- Dia 05 – Vitória
Secretaria de Estado da Saúde, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.025, Bento Ferreira
Horário: das 7h30 às 16 horas
(doação de sangue e cadastramento de medula óssea)

- Dia 08 – Vitória
Sedu, Avenida César Hilal, 1.111, Santa Lúcia
Horário: das 08 às 16 horas
(doação de sangue e cadastramento de medula óssea)

- Dia 10 – Anchieta
Samarco, Ponta de Ubu, s/n, Ubu
Horário: das 08 às 16 horas
(doação de sangue e cadastramento de medula óssea)

- Dia 11 – Águia Branca
Praça Três Poderes
Horário: das 08 às 16 horas
(doação de sangue e cadastramento de medula óssea)

- Dia 23 e 24 – Vitória
Faesa, Avenida Vitória, 2084, Monte Belo
Horário: das 08 às 16 horas
(doação de sangue e cadastramento de medula óssea)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn e Fernanda Porcaro
marcosbonn@saude.es.gov.br
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard