11/03/2008 14h32 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Hemoes faz campanha externa em Castelo nesta quarta-feira (12)

O ônibus do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) sai da garagem pela sexta vez neste mês e vai a Castelo para coletar sangue e cadastrar possíveis doadores de medula óssea. A campanha externa será realizada, das 8 às 15 horas, no estacionamento interno da faculdade localizada na Rua Luís Ceotto, 57, Centro.

Na primeira semana de março, a Unidade Móvel do Hemocentro recebeu 209 pessoas aptas a doar sangue, um número considerado bom para campanhas externas. Foram feitos também 35 cadastros de medula, que foi realizado somente uma vez neste mês.

Já a quantidade de inaptos chegou a 97 no mesmo período, ou quase 1/3 do total de voluntários. É uma estatística alta, que varia de acordo com as características de cada região do Estado.

Por isso, é importante que as ações externas de coleta e cadastro sejam divulgadas para a população. Grande parte dos inaptos deve-se ao desconhecimento de como são feitos os procedimentos. Há casos de voluntários que comparecem ao local das atividades, mas deixam de doar porque não portam os documentos exigidos ou têm algum problema de saúde.

Não perca a viagem

Para ser doador, basta ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum e caso tenha almoçado, a doação deve ser feita três horas após a refeição. Em cada procedimento é colhida uma pequena bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Portanto, é necessário levar carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista.

Em seguida, é feita uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Para completar, é realizada uma análise (para identificar se a pessoa tem ou não anemia) e uma entrevista com o médico. Se a pessoas estiver tomando algum medicamento, basta levar a receita para ser avaliada.

Para cadastrar medula óssea, são seguidos os mesmos procedimentos, só que em vez da doação de sangue, é retirado 10ml do líquido. Caso haja compatibilidade da amostra com outra de algum paciente, o voluntário é consultado e pode dar ou não segmento à doação. Qualquer um que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode fazer o cadastro.

A próxima parada do ônibus do Hemocentro será Cachoeiro de Itapemirim, na quinta-feira (13), das 8 às 15 horas, em uma faculdade de direito localizada em Morro Grande. A ação será realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e terá captação de doadores de sangue e cadastro de medula.

Confira o cronograma de março:

- 12/03 – Faculdade de Castelo (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula);
- 14/03 – Praça do centro da cidade, Cachoeiro de Itapemirim (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula);
- 15/03 – Praça Wolghano Netto, Jardim da Penha, Vitória (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula);
- 25/03 – Departamento Nacional de Trânsito (Detran), Avenida Nossa Senhora da Penha, Vitória (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula);
- 26/03 – Vitória Diesel, Rodovia do Contorno, Cariacica. Campanha da Vitória Diesel e Viação Águia Branca (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula);
- 29/03 - Centro da cidade, Jaguaré (coleta de sangue).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard