10/12/2007 15h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Hemoes faz coleta externa em Vitória e no interior do Estado

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) vai realizar coletas de sangue e/ou cadastro de doadores de medula óssea, esta semana, na Grande Vitória e no interior do Estado. A primeira coleta acontece nesta terça (11) em Domingos Martins. A Unidade Móvel também estará em Baixo Guandu na quinta-feira (13), em Vitória na sexta (14) e em Aracruz, no sábado (15).

Em novembro, o Hemoes inscreveu 1.781 doadores de medula. Até o dia 08 deste mês, 977 pessoas haviam se cadastrado como doadores. Em São Roque do Canaã a coleta, realizada no dia 1º, superou as expectativas e alcançou a importante marca de 348 cadastros. Em Colatina 285 pessoas fizeram o registro para doação no último sábado (08), e em Castelo, no dia 05, foram registrados 273 doadores.

As coletas externas contam com a parceria de familiares de pacientes e das prefeituras locais. “Estamos muito felizes com o resultado. Mas o cadastro de doadores não pode parar, afinal, a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em cem mil”, salientou Sâmia da Penha Sechim, do Hemoes.

Quem não puder participar das coletas externas programadas para este mês, não encontrará dificuldade para doar. Basta procurar a sede do Hemoes, em Vitória; ir até um dos quatro postos de coletas do Estado; ou, se preferir, agendar uma visita da Unidade Móvel, que realiza campanhas externas de doação em instituições de ensino, empresas, órgãos públicos, igrejas, instituições bancárias, supermercados e em outros pontos comerciais.

Neste ano mais de 80 visitas foram agendadas e realizadas pela Unidade Móvel do Hemoes para doações de sangue e/ou para cadastro de doadores de medula. Basta ligar e marcar. Já há visitas agendadas para 2008.

Mais doadores de medula

O Hemoes registrou aumento do número de doadores de medula óssea cadastrados. De janeiro a outubro deste ano, aproximadamente 16,8 mil pessoas se cadastraram contra 12,1 mil cadastros feitos em todo o ano passado.

A alta de aproximadamente 38% é reflexo, sobretudo, da parceria que o Hemoes faz com empresas, instituições de ensino e entidades religiosas, que agendam a visita da unidade móvel de coleta externa.

As doações voluntárias nos hemocentros e unidades de coleta do Estado e a parceria com familiares, que convocam doadores, também foram importantes para aumentar o cadastro, ainda muito pequeno.

Hoje, existem no Estado aproximadamente 28 mil pessoas cadastradas para doar medula. A chance de encontrar uma medula compatível, no entanto, pode chegar a uma em cem mil. Por isso, quanto mais doadores se disponibilizarem, maiores serão as chances de salvar uma vida.

Por que doar sangue?

Doar sangue é rápido, fácil e seguro. Até hoje o sangue não pode ser fabricado ou substituído por qualquer medicamento. A doação de sangue deve ser voluntária, não pode ser gratificada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada cinco pessoas, uma vai um dia precisar de sangue. Cada unidade de sangue doada pode privilegiar até três pessoas.

A doação ajuda pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas. Para doar, a pessoa deve estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 51kg; não estar em jejum; e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. A apresentação de um documento de identidade com foto é indispensável.

Por que doar medula?

A medula óssea é um tecido líquido considerado a matriz do sangue. Ela está localizada na parte interna dos ossos e é responsável pela produção de células que compõem o sangue, como, por exemplo, os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Algumas pessoas sofrem de problemas que atingem diretamente a medula óssea, ou, em outras palavras, a produção normal das células do sangue.

Entre essas doenças, estão a leucemia, a anemia aplástica grave, o mieloma múltiplo e os linfomas. Quando uma pessoa é diagnosticada com alguma das doenças citadas, a cura pode estar no transplante de medula óssea. Neste caso, há duas formas de se proceder. A primeira é procurar uma medula óssea compatível entre os familiares.

Para doar medula, a pessoa deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos de idade e se cadastrar. O procedimento é muito simples. A pessoa preenche um cadastro em que fornece dados pessoais, além de uma autorização para coleta de 10ml de sangue, que é enviado a um exame de histocompatibilidade (HLA).

Após o resultado, as informações são enviadas ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), onde é feito o cruzamento de informações entre paciente e doadores.
Se a amostra da medula for compatível com algum paciente, mais testes sangüíneos de alta resolução são feitos para se ter certeza da amostra. Uma vez confirmada a compatibilidade, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação.

Cronograma de visita da Unidade Móvel:

- 11/12 - Domingos Martins (sangue e medula)
- 13/12 – Baixo Guandu, em frente ao hospital Dr. João Santos Neves (sangue)
- 14/12 – Vitória, no Ministério Público (sangue)
- 15/12 – Aracruz, próximo ao posto de saúde de Santa Cruz (sangue e medula)

Onde doar:

- Sede do Hemoes – Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, em Vitória. Atendimento de segunda à sábado, das 7 às 18h30 horas. Tel. (27) 3137-2438 e 3137-2444 e pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br

- Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. (27) 3338-7694 e 3338-7699

- Núcleo de Hemoterapia de Linhares

- Hemocentro Regional de Colatina

- Hemocentro Regional de São Mateus

Agende a visita da unidade móvel:

No Hemoes, pelo telefone (27) 3137-2458, falar com Sâmia, ou pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha