03/04/2008 05h35 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Hemoes oferece serviço de doação por aférese

Além da doação de sangue e do cadastro de medula óssea, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) também oferece um outro serviço pouco conhecido, mas que pode salvar vidas: a doação por aférese, um procedimento no qual são colhidos especificamente elementos que compõem o sangue.

Por meio da aférese, são coletados separadamente hemáceas, plasma ou plaquetas, hemocomponentes imprescindíveis na terapia de algumas doenças. A doação é direcionada de acordo com as necessidades dos pacientes. As plaquetas são as mais procuradas. Elas são usadas no tratamento contra a leucemia, por exemplo.

Se esses elementos sangüíneos fossem captados por meio de uma doação de sangue habitual (chamada de doação de sangue total), seriam necessárias sete bolsas de sangue total para atender uma pessoa com 70 quilos que precisasse de uma bolsa de aférese de plaquetas.

Ou seja, o procedimento possibilita um aproveitamento maior. Além disso, segundo a diretora técnica do Hemocentro, Síbia Marcondes, é preferível que os hemocomponentes doados sejam provenientes de um único doador, o que torna menor a sensibilização do receptor e o risco de contrair doenças. Isso é uma vantagem para uma pessoa que necessita restabelecer o nível de plaquetas com freqüência.

Bolsas


De acordo com Síbia, é difícil encontrar doadores voluntários (aqueles que doam sem que haja alguém próximo que necessite) por aférese. Isso se explica por dois motivos: o desconhecimento do procedimento e o tempo gasto no processo. Para encher uma bolsa que tem entre 200ml e 250ml de plaquetas, por exemplo, é necessário um tempo médio de 90 minutos.



Por isso, a equipe de profissionais do Hemoes faz um trabalho interno de sensibilização de doadores que já passaram por lá. Atualmente, a instituição dispõe de uma lista com aproximadamente 50 pessoas que regularmente são convidadas a retornarem ao Hemocentro. “São os doadores voluntários fiéis”, explica a médica.

Para ilustrar a baixa de doadores, a diretora técnica retoma um dado de novembro do ano passado, quando houve 1.243 solicitações por plaquetas, das quais o Hemoes só conseguiu cobrir 649 doações voluntárias, o que representa um pouco mais do que a metade.

A doação por aférese

Durante o processo de doação por aférese, uma maquina é a responsável por separar do sangue das pessoas o hemocomponente desejado, que é retido, enquanto os demais elementos são devolvidos ao organismo. A quantidade de componentes a ser obtida varia de acordo com a necessidade e com o doador.

Por isso, há um procedimento a ser seguido. Primeiramente todos os interessados passam por uma triagem, na qual é feito um cadastro e são preenchidos dados pessoais (parecido com o que é feito na doação de sangue). Logo após, é realizado um hemograma. Com ele em mãos, o médico é capaz de avaliar se a pessoa está apta a doar e a quantidade de componentes que poderá ser obtida.

Diferentemente das doações de sangue, a doação por aférese pode ser feita com mais freqüência porque os elementos retirados do sangue se renovam com facilidade. Um voluntário poderá realizar o procedimento, no máximo, 24 vezes ao ano. Se for necessário, poderá ser feita uma doação a cada 48 horas, desde que não ultrapasse quatro por mês.

Os critérios para se tornar um doador por aférese são os mesmos usados nas doações de sangue: basta ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum e caso tenha almoçado, a doação pode ser feita após três horas.

Horários

Por se tratar de um processo mais longo, os doadores por aférese só realizam o procedimento com hora marcada. Para isso, o Hemocentro reserva as segundas e quartas-feiras à tarde e as segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã especificamente para esses voluntários.

Para marcar um horário, os interessados podem entrar em contato com o Hemocentro por meio do telefone (27) 3137-2443 e falar com uma assistente social. As doações por aférese, na rede pública são realizadas apenas no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo, em Vitória.

Doe por aférese:

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes). Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória-ES (ao lado do Hospital das Clínicas). Telefone: (27) 3137-2443.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard