02/07/2008 13h55 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Hemoes realiza coleta de sangue e cadastro de medula óssea em escola de Viana nesta sexta (04)

Os voluntários que desejarem doar sangue ou fazer cadastro para se tornarem possíveis doadores de medula óssea terão a oportunidade de participar da campanha externa que o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) vai realizar na cidade de Viana nesta sexta-feira (04).

O ponto de coleta será na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Dulce Lopes Pontes, na Avenida Espírito Santo, s/n, bairro Marcílio de Noronha, das 08 às 15 horas.

Há critérios que permitem ou impedem uma doação, conforme normas técnicas do Ministério da Saúde (MS), e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Para ser um doador é preciso preencher alguns requisitos: ter entre 18 e 60 anos, pesar acima de 50 quilos, ter boa saúde e não estar em jejum. Caso o doador tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas.

Os impedimentos temporários para a doação são: febre, gripe ou resfriado e gravidez. Em caso de puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias.

O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres. O doador deve comparecer ao local das doações com algum documento com foto.

A coleta de sangue é segura e não demora mais de 1/2 hora. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança ao doador. Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa. Cada bolsa pode salvar até três vidas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Medula

A medula é um tecido líquido localizado na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sangüíneas. Quem sofre de doenças como leucemia, anemia aplástica grave, entre outras, pode precisar do transplante de medula óssea. Se não houver doador compatível na família, a busca é feita no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Nesse caso, são colhidos 10ml de sangue.

A amostra passa por vários testes e as informações são enviadas para o Redome. Se ela for compatível com a amostra de algum paciente, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode doar a medula óssea.

As visitas externas da equipe do Hemocentro são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula. A instituição que quiser participar das campanhas pode marcar uma visita da Unidade Móvel nos telefones (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Além das visitas externas e da sede do Hemoes, os voluntários também podem doar sangue ou se cadastrar para doar medula na Unidade de Coleta à Distância, no Hospital Dório Silva (HDS), em Serra, e nos Hemocentros de Linhares, Colatina e São Mateus.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi
syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard