10/10/2006 08h39 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Hemoes recebe reforço de quatro veículos

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes) recebe, nesta terça-feira (10), às 16h30, em sua sede, quatro veículos para reforçar o trabalho de doação de sangue realizado no Estado.

Os veículos, três vans e um Meriva, serão usados como suporte para o ônibus de coleta externa e para as ações no interior. O Hemocentro de Colatina e o Hemocentro de São Mateus receberão uma van cada e Vitória ficará com os dois carros restantes.

O recurso utilizado para a compra dos veículos é do Governo Federal que, em parceria com o Estado, disponibilizou o reforço no atendimento às doações de sangue. O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, fará a entrega das chaves dos veículos.

Como doar sangue

O sangue não pode ser substituído por qualquer medicamento. A doação de sangue deve ser voluntária, não pode ser gratificada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada cinco pessoas, uma vai, um dia, precisar de sangue.

Cada unidade de sangue doado pode privilegiar até três pessoas. Pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas são os mais beneficiados com a doação.

Doar sangue é rápido, fácil e seguro. Hoje, a Hemorrede Pública Estadual é formada pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória; o Hemocentro Regional de São Mateus; Hemocentro Regional de Colatina; o Núcleo de Hemoterapia de Linhares; a Unidade de Doação de Sangue de Serra e Unidade Móvel para a coleta externa de sangue.

O material utilizado é descartável e o doador pode e deve acompanhar todo o processo. Em cada doação são coletados menos que 10% do total de sangue existente em nosso corpo, o que representa uma média de 400 a 450ml.

Para se tornar um doador é necessário:

• Ter vontade
• Pesar mais de 50 kg
• Ter entre 18 e 60 anos
• Não estar em jejum
• Estar com boa saúde
• Levar carteira de identidade

Não deve doar quem já teve:

• Hepatite ou doença de chagas
• Malária ou sífilis
• Ter histórico recente de DST
• Ter o vírus HIV ou ter AIDS
• Compartilha agulha ou seringa no consumo de drogas.

Os voluntários são orientados a comer alimentos leves e beber líquidos com muito açúcar antes da doação. Assim, evitam hipoglicemia e fraquezas após a coleta.

Depois de coletado, o sangue é analisado pela Central Sorológica do Hemoes e as bolsas liberadas são distribuídas para os hospitais públicos. Na coleta, é verificado se o doador apresenta sífilis, doença de chagas, hepatites B ou C, HIV tipos I e II e HTLV tipos I e II. Em caso de confirmação, a pessoa é chamada para fazer um novo exame, para comprovação do diagnóstico.

Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br