10/01/2008 12h14 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

<b>Hemoes registra aumento do número de doadores de medula óssea no Estado</b>

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), fechou 2007 com o cadastro de 15.869 doadores de medula óssea em todo o Espírito Santo. O número é maior do que o registrado em 2006, quando foram cadastrados 12.108 mil doadores de medula óssea.

O aumento do número de doadores é uma tendência em todo o País e mostra que o capixaba está cada vez mais solidário. “O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue. O cadastro é muito simples e as pessoas começaram a se sensibilizar”, destaca a coordenadora de Captação Externa do Hemoes, Sâmia Sechim.

Hoje, aproximadamente 32 mil capixabas fazem parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que conta com mais de 550 mil nomes.

Apesar do balanço positivo, não há motivos para comemorar. “Ainda é muito pouco. Precisamos que mais pessoas se cadastrem porque, em alguns casos, a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível é de uma em cem mil”, completa a coordenadora.

Doações

As pessoas interessadas em ser doadoras de medula óssea podem se cadastrar nos hemocentros do Estado, nos postos de coleta do interior ou, ainda, participar das campanhas externas que a unidade móvel do Hemoes realiza em vários municípios.

As visitas da unidade acontecem durante todo o ano e podem ser agendadas por empresas e instituições que queiram participar das campanhas de doações de sangue e/ou de cadastro de medula.

Em 2007 foram realizadas mais de 80 coletas externas em todo o Espírito Santo e já há visitas programadas para este ano. No dia 19 deste mês, o Hemoes vai cadastrar doadores de medula óssea em Domingos Martins.

“Contamos com a parceria de várias faculdades, prefeituras, bancos, supermercados, shoppings, igrejas e empresas que fazem a mobilização e recebem a nossa unidade todos os anos. Também temos o apoio das famílias dos pacientes. Elas trabalham conosco na luta por mais doadores”, revela Sâmia.

Como posso me cadastrar para doar medula?

A medula óssea é um tecido líquido localizado na parte interna dos ossos. Ela é responsável pela produção de células do sangue. Quem sofre de doenças como leucemia, anemia aplástica grave, entre outras, pode precisar do transplante de medula óssea. Se não houver doador compatível na família, a busca é feita no Redome.

O cadastro de doadores é simples. Basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de 10ml de sangue. A amostra passa por vários testes e as informações são enviadas para o Redome.

Se ela for compatível com a amostra de algum paciente, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode doar medula óssea.

Onde se cadastrar para ser doador de medula:

- Sede do Hemoes

- Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, em Vitória. Atendimento de segunda à sábado, das 7 às 18h30. Tel. (27) 3137-2438 e 3137-2444 e pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br

- Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. (27) 3338-7694 e 3338-7699

- Núcleo de Hemoterapia de Linhares

- Hemocentro Regional de Colatina

- Hemocentro Regional de São Mateus

Agende a visita da unidade móvel do Hemoes:

No Hemoes, pelo telefone (27) 3137-2458, falar com Sâmia, ou pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha