27/03/2007 06h38 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Hiaba realiza treinamento para estagiários no Hospital Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Comissão de Estágio e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves (Hiaba), em Vila Velha, realiza nesta quarta-feira (28), às 15h30, um treinamento sobre Infecção Hospitalar para a nova turma de estagiários (estágio curricular) de fisioterapia.

O objetivo do curso é melhorar a qualidade e a atenção à saúde do paciente, mostrando a importância de prevenir a infecção hospitalar por meio de práticas simples de higienização. O treinamento, que será ministrado pela enfermeira da CCIH Jaqueline Bragio, é dinâmico, com apenas uma hora de duração e trará orientações e técnicas de como evitar as infecções.

A enfermeira ressalta que a higiene de mãos é uma das medidas mais importantes para prevenir as infecções hospitalares. “Pesquisas mostram que os casos de infecções são decorrentes de falhas e da falta de cumprimento das medidas de controle por parte dos profissionais. Com isso, investimos nos novos profissionais de saúde, reduzindo os riscos de infecções hospitalares e melhorando a qualidade da assistência prestada aos nossos clientes”, conclui.

Na próxima semana será a vez dos estagiários do curso de Serviço Social e dos Técnicos de Laboratórios participarem da aula. O Programa de Treinamento de Estagiários do Hiaba existe desde julho de 2006 e é uma parceria com instituições privadas de ensino médio e superior do Estado. Somente neste ano, aproximadamente 200 estagiários já foram beneficiados com o treinamento. Os estudantes são de diversas áreas da saúde, incluindo técnico de enfermagem, serviço social, nutrição, psicologia, e fisioterapia.

A supervisora e professora de fisioterapia da Faculdade Novo Milênio, Tatiana Rodrigues de Souza, disse que a palestra realizada pela CCIH do Hiaba é de extrema importância para o conhecimento dos alunos, já que o hospital preconiza e respeita as normas de biossegurança. “Esse trabalho deve ser mantido com todos os estagiários e voluntários que atuam no Hiaba, tanto para o conhecimento quanto para o crescimento técnico profissional”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Texto: Lorena Fraga - lorenafraga@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard