19/04/2012 13h51 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Himaba comemora um ano da enfermaria do método canguru com confraternização entre mães nesta sexta (20)

Mães e bebês que passaram pela enfermaria do método canguru se reunirão nesta sexta-feira (20), das 14 às 16 horas, em comemoração ao primeiro ano de funcionamento do serviço no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba).

Desde que a unidade ganhou, em janeiro de 2011, uma enfermaria destinada exclusivamente para o atendimento das mães e crianças que utilizam o método, voltado para o desenvolvimento de bebês com peso inferior a 2,5 quilos, 85 mães já passaram pelo local.

O encontro da “Família Canguru” será de 14 às 16 horas, na área verde da maternidade do Himaba. Durante o evento, será apresentada uma peça de teatro com o Grupo Geta e Cia Teatral J.C, abordando a amamentação, o método canguru e o uso de chupeta e mamadeira, que devem ser evitados pelas crianças. Haverá ainda lanche e sorteio de brindes, com o apoio da Sociedade de Amigos do Hospital Antonio Bezerra de Faria e Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (SAHABF).

Antes do encontro das mães e crianças, haverá programação para os profissionais de saúde do hospital, com o “Cineminha Canguru”. Será exibido um vídeo de sensibilização sobre o método, das 10 às 12 horas, no auditório da unidade.

Método canguru

No método canguru, ao invés de ficarem na incubadora, os bebês recém-nascidos são deixados em contato permanente com suas mães, dividindo calor, carinho, conforto e segurança.

O contato pele a pele começa com o toque, evoluindo até a posição canguru, em que a criança fica na vertical, com menos refluxo, menos risco de sufocamento e de parada da respiração durante o sono. Para isto, são utilizadas faixas facilitadoras para esta postura.

O trabalho é feito com o suporte de equipes treinadas e conscientes de sua importância. Além de diminuir o tempo de internação, o método reduz os riscos de infecção, estimula o aleitamento e aumenta o vínculo entre a mãe e a criança.

O Canguru é adotado desde 2008 pelo Hospital, mas, anteriormente, as mamães só podiam ficar com seus bebês durante o dia na UTI. Com a criação de uma enfermaria própria para esse atendimento, com três leitos, o vínculo passou a ser integral.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard