09/12/2014 13h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Himaba é credenciado para atender alta complexidade em cirurgia cardiovascular pediátrica

O Serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) obteve credenciamento do Ministério da Saúde para operar como unidade de assistência em alta complexidade.

De acordo com a diretora-geral do Himaba, Kátia Ieda Cossetti, o processo de habilitação é rigoroso e demorou cerca de um ano e meio. A conquista é comemorada porque significa, segundo ela, o reconhecimento da qualidade do atendimento que o hospital oferece à população.

“Vários hospitais tentam fazer esse credenciamento e não conseguem porque são muitas exigências. No decorrer do processo, são feitas várias auditorias pelo Ministério da Saúde que resultam em adequações no serviço, o que o torna mais eficiente”, comenta.

Ainda segundo a diretora, o Himaba é o primeiro hospital exclusivo da rede pública de saúde do Espírito Santo a conquistar essa habilitação e, a partir de agora, o custeio mantido pelo Governo do Estado passa a ser ressarcido pelos recursos que virão do Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, diz que o Governo do Estado está extremamente feliz com o reconhecimento porque esse foi um dos projetos prioritários desta gestão na área de assistência à saúde infantil.

“O reconhecimento do Ministério da Saúde reforça a importância desse serviço, que implantamos com recursos próprios e com o esforço de toda a equipe. É mais um legado importantíssimo que estamos deixando para a população capixaba, principalmente para o público infantil”, diz Marino.

Procedimentos

De acordo com a coordenadora do serviço de cardiologia pediátrica e cirurgia cardiovascular do Himaba, a cardiologista pediátrica Sonia Maria Alves Andrade Rabello, só consegue o credenciamento a unidade que preenche determinados critérios de qualidade.

“São requisitos que vão desde o número de atendimentos clínicos e cirúrgicos que o serviço é capaz de realizar até o material e o equipamento utilizados, além da quantidade e da diversidade de especialistas em pediatria atendendo”, detalha a médica.

Segundo a coordenadora do serviço de cardiologia pediátrica e cirurgia cardiovascular do Himaba, hoje o hospital tem condição de realizar cirurgias corretivas ou paliativas para qualquer cardiopatia congênita, desde as mais simples até as mais complexas.

“O único procedimento que não é feito no hospital é o transplante de coração. Quando surge algum caso, o serviço é realizado na rede conveniada”, explica a cardiologista.

A médica ressalta que o Governo do Espírito Santo tem buscado resolver os casos clínicos e cirúrgicos em pediatria cardiovascular dentro do próprio Estado, seja com atendimento no Himaba ou em serviços terceirizados.

Serviços cardiovasculares pediátricos do Himaba

- Consultas ambulatoriais de cardiologia pediátrica;
- Eletrocardiograma;
- Ecocardiograma transtorácico pediátrico;
- Ecocardiograma fetal;
- Holter 24 horas;
- Testes ergométricos;
- Cirurgia cardíaca pediátrica;
- Teste do coraçãozinho;
- Acompanhamento do paciente internado na UTI e enfermaria;
- Cobertura de plantão na especialidade para urgência e emergência 24h;
- Cateterismo cardíaco diagnóstico e terapêutico, eletrofisiologia e tomografia: procedimentos realizados fora do hospital em um serviço de hemodinâmica referência para o serviço.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Juliana Rodrigues/Kárita Iana/Marcos Bonn
Texto: Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard