15/07/2008 06h21 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Himaba inova e lança projeto de Unificação de Protocolos de UTINs na Grande Vitória

Uma idéia inovadora do Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, está em vias de se tornar referência para os profissionais que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatais (UTINs): a Unificação dos Protocolos de UTIN da Grande Vitória.

O projeto, idealizado pela coordenadora da UTIN do Himaba, Drª. Rose Lane Faria, é uma iniciativa que visa a trazer melhorias no tratamento hospitalar, como a diminuição do tempo de internação, de acompanhamento e de evolução. Na realidade, tanto os médicos quanto os pacientes serão beneficiados.

Segundo a diretora-técnica do hospital e uma das apoiadoras da iniciativa, Drª. Cristina Abreu de Araújo, ter um protocolo de atendimento significa saber a conduta a ser adotada sobre determinada situação médica. A unificação deles representa seguir os mesmos parâmetros nas mesmas circunstâncias, mas em lugares diferentes.

Embora não haja protocolo específico padronizado para as UTINs em Vitória e cidades adjacentes, o procedimento é comum no tratamento oncológico, que já dispõe de uma norma de conduta praticada internacionalmente. No Brasil, por exemplo, o atendimento a pacientes de dengue segue um protocolo unificado.

O projeto

A implantação do projeto é discutida em reuniões, onde diversos assuntos concernentes às UTINs são abordados por um grupo de especialistas. O trabalho, que é realizado em conjunto, pois envolve representantes de 15 instituições da Região Metropolitana, também é longo: os resultados devem surgir dentro de um ano.

Até lá, em cada encontro, uma equipe médica fica responsável por apresentar um determinado tema. Logo após, a discussão é aberta aos demais participantes que, embasados em informações científicas, podem ou não aprovar o trabalho. Se for caso, uma nova reunião é marcada.

Mas, se o assunto discutido passar pelo crivo dos profissionais, o protocolo é enviado às sociedades científicas do Estado, como a Sociedade Espírito-Santense de Pediatria, que ficarão responsáveis por validar o documento.

Já foram promovidos dois encontros, nos quais foram debatidos infecção generalizada em recém-nascidos e icterícia neonatal. O próximo, marcado para o dia 10 de agosto, terá como pauta “Cuidados do recém-nascido prematuro extremo”.

Veja as instituições que fazem parte do projeto:

- Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba);
- Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg);
- Hospital Dório Silva (HDS);
- UTIN Neocare;
- UTIN do Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias);
- Clínica Perinatal do Hospital Vitória Apart;
- UTI da Criança;
- UTIN da Maternidade Santa Paula;
- UTIN do Hospital Meridional;
- Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam);
- UTIN do Hospital Vila Velha;
- UTIN do Hospital Santa Mônica;
- UTIN da Santa Casa de Misericórdia de Vitória;
- UTIN da Maternidade Pró-Matre;
- UTIN do Hospital Metropolitano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard