Himaba realiza mais de 1.600 partos em menos de um ano

Antigamente, o serviço de maternidade funcionava no Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) – também em Vila Velha – que realizava uma média de 108 partos por mês. De maio de 2006 a maio de 2007, antes de ser transferido para o Hospital Infantil, 1.307 bebês nasceram. Com a mudança, houve um crescimento de 25,93% na quantidade de crianças nascidas em menos de um ano.
Isso porque o número de leitos também aumentou na mudança. No HABF eram 21 leitos de obstetrícia, dois de UTI Neonatal e quatro de médio risco. Já no Himaba, são 27 leitos para a obstetrícia e 25 de UTI para recém-nascidos. Com capacidade para realizar uma média de 260 partos por mês, a instituição é referência no serviço de obstetrícia em Vila Velha.

Segundo a diretora geral do Himaba, Gisele de Oliveira, a unidade se transformou em um hospital moderno e completo. Funcionando 24 horas, ele é referência para atendimento de gravidez de alto risco. “Nós temos uma equipe completa para exames de raios x. Além disso, fazemos os exames laboratoriais necessários e ultra-sonografias, entre outros serviços”, ressalta.
Infra-estrutura
Para oferecer um bom atendimento hospitalar no Himaba, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu novos equipamentos para a maternidade, entre os quais, mesas de cirurgias, instrumental cirúrgico, carrinhos de emergência, berços e monitores cardíacos. Os gastos com os aparelhos somaram R$ 300 mil.
A infra-estrutura e quadro de servidores, com 24 médicos obstetras, permitem que sejam realizados até dois partos simultâneos. Além dos serviços próprios, o Himaba ainda abriga um Banco de Leite Humano, que é um alimento essencial para a redução da mortalidade neonatal no Estado.
O Banco desenvolve todas as etapas, desde a coleta em domicílio até a distribuição do leite para hospitais e maternidades estaduais.

A diretora garante que a satisfação dos pais é visível. “Estão todos muito contentes com os nossos serviços. Estamos nos dedicando para fazer o melhor pelos pacientes. Nós realizamos um atendimento humanizado e as famílias carentes recebem roupinhas para o recém-nascido”, conta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br