30/07/2013 14h54 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Himaba realizou 47 cirurgias cardíacas no primeiro semestre

O Centro Cardiológico Pediátrico do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, realizou 47 cirurgias no primeiro semestre deste ano, ajudando a solucionar os casos de urgência e emergência e parte da demanda eletiva (não urgente) do Espírito Santo. O serviço foi aberto em fevereiro do ano passado e, de lá para cá, vem ampliando não só a oferta de cirurgias como de consultas e exames de eletrocardiograma, ecocardiograma transtorácico e ecocardiograma fetal.

De janeiro a junho deste ano foram ofertados 2.357 consultas, 1.184 ecocardiogramas, 57 ecocardiogramas fetais e 281 eletrocardiogramas. O centro Cardiológico do Himaba é o primeiro serviço dessa natureza prestado por um hospital da rede própria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com sua abertura, um dos principais benefícios levados à população foi a oferta do exame ecocardiograma fetal, que até então não era oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O exame é importante porque detecta malformações cardíacas do bebê ainda no útero e permite planejar o atendimento antes do nascimento, direcionando a gestante para o serviço mais apropriado ao caso. Ele também ajuda a diagnosticar e até tratar precocemente arritmias cardíacas fetais, por meio de medicação dada à mãe.

Segundo a coordenadora do serviço de cardiologia pediátrica do Hospital, Sonia Rabelo, foram registrados quatro casos de arritmias em fetos no primeiro semestre deste ano. Três deles foram resolvidos com tratamento medicamentoso dado à mãe e o último está em acompanhamento ainda no período de gestação e deverá ter marca-passo implantado assim que nascer.

Sônia Rabelo avalia que esse foi um dos serviços que mais cresceu. Foram 57 exames no primeiro semestre de 2013 contra 19 realizados de fevereiro a junho do ano passado. Mesmo considerando a diferença de um mês a menos no período de comparação, o aumento foi de 200%, o que mostra que a população passou a conhecer e está buscando mais o serviço.

Para a médica, o acompanhamento cardiológico pré-natal é fundamental para o diagnóstico precoce porque evita complicações das doenças cardíacas e a mortalidade precoce.

Prioridade

A criação do serviço teve como objetivo facilitar os atendimentos clínicos e cirúrgicos em um único local, possibilitando o acesso e acompanhamento integral dos cuidados aos pacientes, uma prioridade do Governo do Espírito Santo. Para ter acesso ao atendimento é preciso encaminhamento médico.

Segundo a coordenadora, a meta é dobrar ainda este ano o número de cirurgias mensais e ampliar ainda mais a oferta de consultas e exames, o que será possível a partir da contratação de novos profissionais para o serviço, por meio de concurso público, o que já está sendo providenciado.

A médica ressalta que a Sesa vem se esforçando para solucionar os casos dentro do próprio Estado. Atualmente, os demais casos de cirurgias eletivas (não urgentes) não atendidos pelo Himaba são encaminhados para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), programa mantido pelo Governo para garantir a assistência necessária do paciente fora do Estado de origem.

Os números



*O Centro Cardiológico foi aberto em fevereiro de 2012

Serviços oferecidos
- consultas ambulatoriais de Cardiologia Pediátrica;
- eletrocardiograma;
- ecocardiograma transtorácico pediátrico;
- ecocardiograma fetal;
- cirurgia cardíaca pediátrica;
- teste do coraçãozinho;
- acompanhamento do paciente internado na UTI e enfermaria;
- cobertura de plantão na especialidade para urgência e emergência 24h;
- cateterismo cardíaco diagnóstico e terapêutico: procedimentos a serem realizados fora do hospital em um serviço de Hemodinâmica referência para o serviço.

Como agendar: é preciso ter encaminhamento médico para marcar consulta e exame. O agendamento é feito pessoalmente no Himaba ou por telefone: 3636-3156.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard