08/08/2007 10h04 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Hospital Antônio Bezerra de Faria faz campanha de coleta de sangue nesta quarta (08)

Nesta quarta-feira (08), das 8 às 16 horas, a direção do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizado no bairro Jaburuna, em Vila Velha, realiza coletas de sangue com o objetivo de suprir o estoque da instituição, a mais movimentada do município.

Uma Unidade Móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estará no local, com uma equipe, a fim de fazer a recepção e coleta de sangue.

Diversas escolas, comunidades religiosas e outras instituições foram convidadas pela direção do hospital para doar sangue. Quem nunca doou também poderá fazê-lo pela primeira vez, pois a equipe do Hemoes vai analisar todos os dados e condições físicas do doador.

Unidade

A Unidade Móvel do Hemoes é equipada com freezer, cadeiras próprias para o doador, além da equipe composta por um médico hematologista, técnicos e auxiliares especialistas em coleta de sangue.

De acordo com Márcio Emílio Chaves Vieira, gerente do Laboratório e Unidade Transfusional do HABF, todas as pessoas que usam o hospital, além dos moradores de Vila Velha, deveriam se mobilizar para fazer a doação.

“Todos somos responsáveis pelo estoque de sangue que será utilizado no atendimento da própria população. Caso o paciente necessite de sangue e este não tiver sido doado, o que vai acontecer?”, questionou o gerente.

Para Vieira, a doação de sangue deveria ser um tema freqüente, discutido entre as comunidades, pois a população precisa ter consciência desta responsabilidade. “Muitos não se preocupam quando um acidentado, alguém baleado ou mesmo durante uma cirurgia, necessita de sangue e o hospital tem que fornecer. É nesta hora que o cidadão deverá se preocupar porque um dia ele poderá ser um desses pacientes”, finalizou.

Saiba mais sobre a doação de sangue

Não se contrai doença doando sangue – Doar sangue é muito seguro, pois o material utilizado na coleta é descartável, eliminando qualquer possibilidade de transmissão de doenças.

Após cada doação são feitos exames laboratoriais – A segurança é também para quem recebe as transfusões. Em todo sangue colhido são feitos vários exames para a detecção de doenças. Caso haja algum resultado que impossibilite a utilização do sangue, o doador será comunicado e orientado.

Sangue doado é rapidamente compensado – Após a doação, o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade de sangue retirada. Pouco tempo depois, o volume de sangue será o mesmo. O peso do doador não sofre variação, assim como a densidade do sangue.

Doar sangue não vicia – Doar sangue uma vez não significa que deva doar sempre. O organismo não vai produzir quantidade maior de sangue. O corpo não vai viciar e, assim que for possível, deve-se fazer uma nova doação, pois há muitos pacientes precisando.

Uma doação pode servir a várias pessoas diferentes – O sangue colhido é separado em vários componentes e cada paciente recebe a parte que o organismo necessita. Com uma doação, uma pessoa estará salvando várias vidas (acidentados, gestantes com anemia, pacientes cirúrgicos, hemofílicos e recém-nascidos).

Doação

Os voluntários devem ingerir líquidos com açúcar e evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação. Para se tornar um doador é necessário pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 60 anos, não estar em jejum, estar bem de saúde e levar carteira de identidade.

Não deve doar quem já teve hepatite, Doença de Chagas, malária, sífilis, histórico recente de DST e ter compartilhado agulha ou seringa no consumo de drogas.

Após a doação, a pessoa faz um lanche e recebe algumas instruções referentes ao seu bem-estar. Passados alguns dias, são encaminhados os resultados dos exames que foram feitos com o sangue. Em caso de algum problema, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação e, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

Campanha

Se alguma empresa ou qualquer outro segmento da sociedade tiver interesse em realizar campanhas de coletas externas de sangue, deve entrar em contato pelos telefones (27) 3137-2462 e 3137-2461 ou e-mail hemoes@saude.es.gov.br, que a Unidade Móvel será levada até o local.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Waldson Menezes
waldsonmenezes@saude.es.gov.br
27 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 /9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard