04/10/2013 08h12 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Hospital Central oferece orientação profissional a Jovens Aprendizes

O Hospital Estadual Central (HEC) contribuiu para que uma turma de dez Jovens Aprendizes fechassem com chave de ouro sua primeira experiência de estágio.

Eles receberam do serviço de Recursos Humanos uma aula de 4 horas sobre autoconhecimento, tomada de decisões, dicas para elaboração de currículo e diferenças entre áreas técnicas e de nível superior. E ainda conheceram as profissões que estarão em alta em 2014.

O supervisor de RH do HEC, André Zonta, diz que esta é a primeira turma de Jovens Aprendizes que recebe a orientação profissional, e ressalta que a iniciativa terá continuidade.

“Acreditamos que esse trabalho de direcionamento e esclarecimento para a escolha profissional vai ajudar muitos desses jovens a encontrarem um caminho para a inserção no mercado de trabalho, seja como estagiários ou como profissionais contratados”, ressalta André.

Os Jovens Aprendizes trabalharam 1 ano e 6 meses em diferentes áreas do setor administrativo do hospital. A experiência gerou mudança de comportamento e influenciou inclusive a escolha profissional.

Foi assim com a estagiária Aline Rodrigues, de 17 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual. Ela diz que foi trabalhando na Gerência de Enfermagem do hospital que ela passou a se interessar pela profissão, pois ouvia muitos enfermeiros contando como haviam ajudado os pacientes.

“Gostei muito dessa experiência. Acho que eu cresci, adquiri mais maturidade. No estágio, a gente aprende a ser profissional”, comenta Aline, que se sente pronta para buscar outro estágio assim que deixar o HEC.

Isaac Fernando, 17 anos, também afirma que está saindo do hospital mais preparado e com mais certeza da carreira que quer seguir. Ele, que gosta tanto de informática, conseguiu uma vaga justamente na Gerência de TI do hospital.

“Foi uma surpresa pra mim e foi muito bom. Mudei alguns conceitos que eu tinha sobre a informática e passei a entender o que essa área faz dentro de uma empresa. Meu objetivo continua sendo fazer vestibular ou um curso técnico nessa área”, conta o jovem, que estuda no 3º ano da Escola Estadual Maria Ortiz.

Responsabilidade

O curso aconteceu nesta semana, mas a orientação profissional de fato ainda não acabou. O último exercício os Jovens Aprendizes devem entregar na próxima segunda-feira (07).

O supervisor de RH conta que pediu aos estagiários para prepararem um currículo seguindo as orientações passadas no curso. Ele vai corrigir e dizer se os currículos estão apropriados para serem apresentados em outras empresas.

“Este é um trabalho que fortalece o Hospital Central no âmbito da responsabilidade social, uma vez que estamos contribuindo com a formação dos jovens e, consequentemente, abrindo espaço para futuros contatos profissionais”, conclui André.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Juliana Rodrigues
Cel.: (27) 9227-1031
comunicacao@hec.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard