04/07/2011 11h34 - Atualizado em
23/09/2015 13h30
Hospital Central promove mais de 4 mil treinamentos para seus funcionários no período de um ano
O investimento na qualificação e preparo dos profissionais que atuam no Hospital Estadual Central (HEC), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e gerenciado pela Pró-Saúde, vem se refletindo no alto índice de satisfação de seus pacientes, cuja média se mantém acima de 94 % desde que o hospital foi inaugurado. Em funcionamento há pouco mais de um ano e meio, nos últimos 12 meses, a unidade realizou mais de 4 mil capacitações, que englobam treinamentos técnicos e comportamentais.
Hoje, no HEC, cada colaborador recebe em média quatro horas mensais de treinamento. No primeiro semestre deste ano, o Hospital Central realizou cerca de 1,5 mil capacitações. Para a responsável pelo planejamento de cursos, treinamentos e capacitações, a gerente executiva do serviço de Gestão de Pessoas do Hospital, Tereza Diniz, os números refletem uma tendência do mercado quanto à valorização dos profissionais.
Ela explica que o processo de desenvolvimento profissional inicia-se na seleção, que mapeia o perfil do candidato e suas possibilidades no cargo a ser ocupado. Além de passarem por um criterioso processo seletivo ao serem contratados, os colaboradores participam de uma integração institucional com oito horas de duração onde conhecem os principais serviços do Hospital, bem como seus direitos e deveres.
“Atualmente, 99,3% de nossos colaboradores receberam esse treinamento já no primeiro mês de admissão. Quanto antes este profissional se adaptar e compartilhar da missão e valores da instituição, mais produtivo será, pois o bem mais valioso para nós é a vontade de “querer fazer” que nossos profissionais possuem”, afirma a gerente.
Tereza destaca ainda que a demanda por conhecimento é tão grande atualmente, que vai muito além da educação e do treinamento das pessoas. “Se as pessoas aprenderem, mas não compartilharem o conhecimento, ele terá um valor restrito dentro da instituição. E se a esse conhecimento não for registrado se perderá”, conclui.
O diretor-geral do Hospital Estadual Central, Ênylo Faria, reforça que a meta do Hospital é continuar focado na capacitação dos colaboradores, tendo sempre como prioridade a qualidade da assistência ao paciente.
“Todas as atividades desenvolvidas pelo Hospital, como cursos e programas de capacitação, em parceria com o serviço da Qualidade voltados às lideranças e Corpo Clínico, além dos treinamentos básicos destinados a todos os níveis, estão sempre voltados para nosso paciente. Por isso, a meta é que possamos alcançar números ainda mais expressivos em qualificações resultando em cada vez mais qualidade para nosso paciente”, afirma o diretor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Renato Guimarães
Tel.: (27) 3636-4733 / 9278-0468
comunicacao.hcv@prosaude.org.br
Hoje, no HEC, cada colaborador recebe em média quatro horas mensais de treinamento. No primeiro semestre deste ano, o Hospital Central realizou cerca de 1,5 mil capacitações. Para a responsável pelo planejamento de cursos, treinamentos e capacitações, a gerente executiva do serviço de Gestão de Pessoas do Hospital, Tereza Diniz, os números refletem uma tendência do mercado quanto à valorização dos profissionais.
Ela explica que o processo de desenvolvimento profissional inicia-se na seleção, que mapeia o perfil do candidato e suas possibilidades no cargo a ser ocupado. Além de passarem por um criterioso processo seletivo ao serem contratados, os colaboradores participam de uma integração institucional com oito horas de duração onde conhecem os principais serviços do Hospital, bem como seus direitos e deveres.
“Atualmente, 99,3% de nossos colaboradores receberam esse treinamento já no primeiro mês de admissão. Quanto antes este profissional se adaptar e compartilhar da missão e valores da instituição, mais produtivo será, pois o bem mais valioso para nós é a vontade de “querer fazer” que nossos profissionais possuem”, afirma a gerente.
Tereza destaca ainda que a demanda por conhecimento é tão grande atualmente, que vai muito além da educação e do treinamento das pessoas. “Se as pessoas aprenderem, mas não compartilharem o conhecimento, ele terá um valor restrito dentro da instituição. E se a esse conhecimento não for registrado se perderá”, conclui.
O diretor-geral do Hospital Estadual Central, Ênylo Faria, reforça que a meta do Hospital é continuar focado na capacitação dos colaboradores, tendo sempre como prioridade a qualidade da assistência ao paciente.
“Todas as atividades desenvolvidas pelo Hospital, como cursos e programas de capacitação, em parceria com o serviço da Qualidade voltados às lideranças e Corpo Clínico, além dos treinamentos básicos destinados a todos os níveis, estão sempre voltados para nosso paciente. Por isso, a meta é que possamos alcançar números ainda mais expressivos em qualificações resultando em cada vez mais qualidade para nosso paciente”, afirma o diretor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Renato Guimarães
Tel.: (27) 3636-4733 / 9278-0468
comunicacao.hcv@prosaude.org.br