26/02/2015 14h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Hospital de Atenção Clínica treina funcionários para atuarem em prevenção de acidentes de trabalho

Servidores do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC) eleitos para a Comissão de Saúde do Trabalhador (Cosat) estão em treinamento esta semana. Eles estão sendo preparados para desenvolver ações de prevenção a acidentes de trabalho, garantindo o cumprimento das normas legais de segurança do trabalhador no hospital.

O diretor administrativo do HEAC, Enrielton Chaves, explica que a Cosat é uma comissão composta por servidores eleitos pelos colegas de trabalho para atuar em conjunto com o Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

“Essa parceria entre instituição e funcionários visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e preservar o patrimônio humano do hospital. Ao trabalhar a prevenção de acidentes, evitamos que o funcionário se ausente por causa de algum infortúnio laboral e reduzimos os gastos públicos na área de saúde e previdência social”, contextualiza o diretor.

No treinamento, os servidores recebem informações como legislação que rege a implantação e a atuação da Cosat, aprendem sobre o uso de equipamentos de proteção individual específicos de cada função, recebem noções sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e aprendem princípios básicos de combate a incêndio.

Após o curso, os funcionários tornam-se capazes, por exemplo, de atuar preventivamente na identificação dos riscos dos processos de trabalho a fim de propor medidas preventivas e/ou corretivas e também de investigar, junto com o SESMT, as causas e as circunstâncias dos acidentes de trabalho com o objetivo de sugerir ações corretivas para os problemas identificados.




Outras tarefas da Comissão de Saúde do Trabalhador (Cosat):

- Classificar os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos que possam gerar danos à saúde dos trabalhadores, com vistas a propor medidas preventivas e/ou corretivas;
- Elaborar o mapa de riscos do hospital, com a participação do maior número de trabalhadores possível;
- Investigar e analisar, em conjunto com o SESMT, as causas e as circunstâncias dos acidentes de trabalho a fim de propor medidas corretivas aos problemas identificados;
- Realizar, anualmente, em parceria com o SESMT, um conjunto de atividades educacionais sobre qualidade de vida no trabalho, e promover a integração dos servidores.
- Verificar periodicamente os ambientes e as condições de trabalho visando a identificação de situações que possam provocar acidentes;
- Colaborar com o SESMT no desenvolvimento e na implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), como também de outros programas relacionados à segurança e à saúde no trabalho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Kárita Iana
karitaandrade@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard