05/11/2014 15h09 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Hospital Dr. Jayme Santos Neves: Organizar é o objetivo por aqui

Se você quiser conhecer o funcionamento de um hospital, entender o fluxo de leitos e a disposição de vagas, precisa conhecer o setor de Regulação. No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, a Regulação trabalha 24 horas sob o comando de uma equipe formada por médicos, enfermeiros e auxiliares administrativos. Ao todo, são oito profissionais, que se dividem em dois turnos, responsáveis por regular o acesso dos usuários aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), intermediando a necessidade de cada paciente e os recursos necessários para a sua assistência.

“O trabalho aqui é conhecer tudo e todos. Isso mesmo, precisamos estar cientes da necessidade de cada paciente e o que o hospital pode fornecer de melhor para o tratamento. Pelo sistema, conseguimos visualizar a instituição inteira e ainda alimentamos o sistema de regulação do Estado, este consegue visualizar todo o Espírito Santo”, destacou o médico Alexandre Bittencourt, coordenador do setor de Regulação do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

O maior hospital do Espírito Santo possui, hoje, 427 leitos sendo 108 intensivos. Desse total, a regulação cuida de absolutamente todos, ou seja, a equipe analisa a disponibilidade ou a arquitetura de vagas para internar e transferir cada paciente. A taxa de ocupação geral chega a 96%, número muito superior na Urgência e Emergência que chega a 188,04%.

“A regulação é fundamental para o bom funcionamento do hospital. Se cada setor precisasse organizar a sua entrada e saída de pacientes, eles teriam uma visão muito resumida da instituição, olhando apenas para aquele determinado número de vagas e pacientes. Centralizar essas informações em um setor que consegue olhar de forma geral ajuda na organização e no desempenho da atividade”, explicou Dianna Nunes de Aguiar Gomes de Paiva, Gerente Assistencial da Urgência e Emergência.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves tem uma média de 10.391 pacientes por mês. Segundo a médica que trabalha no setor, diariamente, o perfil dessas pessoas é avaliado pela Regulação que toma ciência do quadro e prioriza a demanda por leitos.

“Nosso trabalho é em equipe. Conhecemos o paciente, o estado de saúde e o necessário para sua assistência, a partir daí avaliamos qual o perfil de internação ou a necessidade de transferência. O importante é que a atividade precisa de organização, um hospital organizado é fundamental para o sucesso da equipe”, finalizou Karla Orsi, médica que trabalha no setor de Regulação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Hospital
Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7552/99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard