10/04/2013 07h06 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Hospital Estadual Central abre inscrições para palestra sobre AVC

Também conhecido como “derrame”, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e sequelas no Brasil. Cada segundo é vital para o paciente e por isso é muito importante que os profissionais da saúde estejam preparados para identificar rapidamente os sintomas. Pensando nisso, o Hospital Estadual Central (HEC) realizará, na próxima segunda (15) e terça-feira (16), uma palestra para discutir o tema “Tratamento do AVC agudo na Grande Vitória”.

A palestra será ministrada pelo médico Neurologista e coordenador do Serviço de NeuroVascular e Unidade de AVC do HEC, José Antonio Fiorot Júnior, e será realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, às 19h30. O evento tem como público alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários do Samu. As inscrições devem ser efetuadas até segunda-feira (15), na diretoria do HEC, por meio dos telefones (27) 3636 – 4801 ou 9228 – 1741.

Com duração de duas horas, a palestra abordará a experiência da Unidade de AVC do Hospital Estadual Central, vinculado ao Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), que já realizou mais de 540 atendimentos desde sua inauguração, em maio de 2012. A Unidade é a primeira nesse segmento na Rede Pública de Saúde do Espírito Santo e tem 25 leitos disponíveis, sendo 19 de enfermaria, dois semi-intensivos e quatro de alta dependência de cuidados.

Como ocorre o AVC?

O AVC ocorre quando há uma obstrução ao fluxo de sangue para o cérebro (AVC Isquêmico) ou quando há uma ruptura de algum vaso sanguíneo cerebral (AVC Hemorrágico). É fundamental observar e anotar o horário exato em que os primeiros sintomas apareceram. Se o atendimento for feito em até 4h30 após o início dos sintomas, os pacientes com AVC isquêmico poderão receber um medicamento que dissolve 50% dos coágulos, com chance de redução de 30 a 50% das sequelas.

Aprenda a reconhecer os sintomas

- Fraqueza ou formigamento na face (boca torta), no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
- Confusão, alteração da fala ou compreensão;
- Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração na marcha.

Caso um desses sintomas seja identificado é preciso ligar imediatamente para o Samu 192 e repassar as informações para o médico regulador, que avaliará a situação. O AVC agudo é uma emergência médica.

Serviço - Palestra “Tratamento do AVC agudo na Grande Vitória (Unidade de AVC do Hospital Estadual Central)”
Dias: 15 e 16 de abril (segunda e terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo - Rua Professora Emília Franklin Mululo, nº 228, Bento Ferreira, Vitória.
Inscrições: Diretoria do Hospital Central, pelos telefones (27) 3636 – 4801 ou 9228 – 1741

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Danielle Souto
Cel.: (27) 9227-1031
comunicacao@hec.org.br
Roberta Duarte
Tel.: (27) 3636-4733
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard