02/09/2011 07h40 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Hospital Estadual Central realiza comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado

O Hospital Estadual Central (HEC) realizou, na noite de quarta-feira (31), por meio do serviço de Humanização do Hospital, o evento em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado no último domingo (28). O evento foi aberto ao público e contou com a palestra da coordenadora de voluntariado da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), Vanilze de Souza Lakatos.

Estiveram presentes voluntários que já atuam no Hospital Central, além de pessoas interessadas em ingressar na atividade. Também esteve presente o diretor-geral do HEC, Ênylo Faria, a diretora de Relacionamento, Cleide Rillo e diretores do Hospital.

Para a abertura do evento, músicos mirins vinculados ao Grupo Ecumênicos da Saúde do Hospital realizaram uma apresentação em homenagem aos voluntários. Em seguida, Ênylo Faria deu as boas vindas aos participantes e destacou a relação do Hospital com o trabalho voluntario. “Comemorar esse dia é muito importante para o Hospital Central já que estamos ainda iniciando nesta atividade e, no entanto, já temos uma participação muito expressiva de diversos voluntários que atuam junto aos pacientes. Nosso objetivo é cuidar da saúde dos nossos pacientes e fazer o bem. Para isso, contamos com a ajuda da comunidade que sempre se faz presente e contribui de forma generosa com o nosso trabalho”, destacou.

Ênylo adiantou que para os próximos meses já estão sendo programadas mais atividades que serão desenvolvidas com foco no paciente e comunidade. “Estamos programando cursos de bordado, pintura, trabalhos manuais, artesanatos, entre outros, como forma de nos aproximar ainda mais da comunidade e, principalmente, contribuir para o desenvolvimento profissional e geração de renda destas pessoas”, ressaltou o diretor.

Durante a palestra, a coordenadora de voluntariado da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer apresentou o trabalho desenvolvido Afecc e destacou pontos importantes para quem deseja ser um voluntário. “Quem quer ser um voluntário precisa ter como principais qualidades a descrição, assiduidade, boa vontade, criatividade e compromisso. Nós contamos hoje com 340 voluntário que doam parte do seu tempo para ajudar outras pessoas, mas se um deles se ausenta, para nós já faz muita falta, por isso é muito importante o comprometimento das pessoas mesmo sendo um trabalho voluntário”, enfatizou.

Juliana Archanjo, supervisora de Humanização do HEC, destacou que o voluntariado no Hospital ainda é um embrião quando comparado ao trabalho desenvolvido pela Afecc, “mas estamos no caminho certo, investindo na parceria com a comunidade e na formação e qualificação dos voluntários”. Hoje o Hospital conta com a participação significativa de 30 voluntários que atuam junto aos pacientes, acompanhantes, familiares e colaboradores. Desde julho de 2010, outros 26 voluntários já participaram no Programa de Voluntariado do Hospital.

Sobre o voluntariado no Hospital Central

O trabalho de voluntariado no Hospital Estadual Central teve inicio com a formação do grupo Ecumênico da Saúde, composto por religiosos que desenvolvem atividades de visitação aos leitos, atendimento aos familiares no momento do luto, cultos e missas no espaço da capela do HEC, atividades musicais e campanhas de arrecadação de vestuário e material de higiene pessoal em beneficio dos pacientes e acompanhantes.

Como ser um voluntário no Hospital

Quem se interessar em ser um voluntário deve entrar em contato pelo e-mail humanização.hcv@prosaude.org.br, ou pelo telefone do serviço de Humanização do Hospital Central: 3636-4729, para agendar sua participação em um treinamento. Este treinamento conta como pré-requisito de grande importância, pois é nele que os voluntários conhecerão o hospital, suas principais rotinas, o perfil dos pacientes, as regras e normas internas de segurança e as atividades possíveis de serem realizadas. Além disso, estão previstas até o final do ano atividades a serem desenvolvidas junto à comunidade tais como bazar, corte de cabelo, ateliê de costura, bordado, pintura, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Renato Guimarães
Tel.: (27) 3636-4733 / 9278-0468
comunicação.hcv@prosaude.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard