10/05/2011 06h46 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Hospital Estadual de Atenção Clínica completa um ano e beneficia mais de 4 mil pacientes

O Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Cariacica, completa um ano nesta terça-feira (10) com resultados que marcam o avanço da política estadual de saúde mental. Mais de 4 mil pacientes foram beneficiados pela instituição nesse primeiro ano de funcionamento.

Localizado no espaço do antigo Adauto Botelho, o Heac deixou de ser um hospital psiquiátrico para se tornar referência em Atenção Clínica e Psiquiátrica. Os recursos anuais que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), repassa ao Hospital para fins de investimento e custeio, somam 7,7 milhões, quase 60% a mais do que o que era destinado ao antigo Adauto Botelho.

O Hospital Estadual de Atenção Clínica foi construído de acordo com os novos parâmetros de tratamento em saúde mental, que substitui o isolamento pelo convívio com a família e a comunidade. “Foi uma conquista valiosa a mudança de paradigma do antigo Adauto Botelho para esta nova forma de pensar a saúde mental”, ressalta o diretor do Hospital, Enrielton Chaves.

Estrutura

A nova estrutura conta com quatro Unidades diferenciadas: Unidade de Atenção Clínica, de Urgência em Saúde Mental, de Curta Permanência e de Ressocialização, que totalizam 163 leitos.

A Unidade de Atenção Clínica é voltada para pacientes crônicos que precisam de cuidados especiais e disponibiliza 40 leitos de retaguarda para os demais hospitais da rede. Na atenção psiquiátrica, são ofertados 50 leitos de curta permanência, 13 leitos de urgência e 60 leitos de longa permanência.

O complexo assistencial abrange ainda uma rede extra-hospitalar formada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e por cinco Residências Terapêuticas, casas onde o paciente reside por um período e recebe acompanhamento técnico para a progressiva reinserção social.

O Hospital Estadual de Atenção Clínica conta com 400 profissionais, sendo 28 médicos psiquiatras, 18 médicos clínicos, 19 enfermeiros, 56 técnicos em enfermagem, 50 auxiliares de enfermagem, além de 229 profissionais nos setores administrativo e de apoio.

História

O Hospital Colônia Adauto Botelho, inaugurado em 24 de abril de 1954, foi considerado, na época, modelo para o Ministério da Saúde, por se tratar de um hospital moderno e aparelhado com todos os recursos técnicos para tratamento de doentes mentais. Em 1968, de acordo com os arquivos do hospital, foi constatada a internação de 1.711 pacientes.

Entretanto, no início dos anos 90, com o advento do movimento da luta antimanicomial, a assistência às pessoas portadoras de transtorno mentais foi reformulada com a implantação da Política Nacional de Saúde Mental. Esta balizou os direitos e a proteção dos portadores de transtornos mentais para a lógica da atenção psicossocial, que visa à reinserção social do paciente.

Foi neste cenário que o Hospital Adauto Botelho começou a sofrer reformulações. Em 2004, 40 ex-moradores do hospital foram reinseridos na comunidade vivendo em cinco Residências Terapêuticas.


Atendimentos em um ano no Hospital Estadual de Atenção Clínica:

- 3.180 atendimentos de Urgência em Saúde Mental
- 440 internações na Unidade de Atenção Clínica
- 230 internações na Unidade de Curta Permanência
- 207 pacientes em atenção no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs)
- 40 pacientes/moradores de cinco residências terapêuticas.

Número de leitos:

- 50 leitos de unidade de curta permanência
- 40 leitos de atenção clínica
- 13 leitos de urgência em saúde mental
- 60 leitos de unidade de ressocialização

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard