01/06/2015 13h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Hospital Estadual Dr. Jayme cria área exclusiva para cuidar da segurança do paciente

O setor da Qualidade do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves criou uma área exclusiva para gerenciar todos os processos envolvendo segurança do paciente, que é o Gerenciamento de Risco. Para tanto, essa gestão utiliza ferramentas e padrões previamente definidos que visam auxiliar na implantação e aprimoramento de métodos, por exemplo, o que fazer em casos de perda de acesso venoso e outras situações.

Por meio da intranet, a equipe assistencial deve notificar a ocorrência do fato. A farmacêutica Flavia Fernandes Pinto, responsável pelo Gerenciamento de Risco, explica que a notificação permite o desenvolvimento de soluções com o intuito de evitar danos, melhorar a qualidade e a segurança do paciente. “Por sua vez, a não notificação inviabiliza a coleta de informações, a investigação e a busca por soluções concretas”, ressalta a farmacêutica.

Após a notificação, o Gerenciamento de Risco busca as possíveis razões pelas quais o evento ocorreu. “Vamos ao setor procurar as evidências. Conversamos com os profissionais, com o paciente, enfim, tentamos de todas as formas achar a raiz do problema. A partir daí, desenvolvemos todas as ações para aprimorar o serviço e melhorar sempre a assistência”, destacou Flavia Fernandes Pinto.

Para finalizar a ocorrência, todas as informações coletadas e as soluções apresentadas são divididas com gestores, coordenadores e equipes assistenciais de todo o hospital na reunião do Núcleo de Segurança do Paciente que acontece uma vez por mês. “A discussão e, principalmente, a troca de experiências é fundamental para o crescimento da equipe e qualidade do serviço prestado”, manifestou a diretora clínica do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Simone Tosi.

Palestra sobre segurança do paciente

Com o objetivo de prevenir as ocorrências e conscientizar a equipe assistencial, a direção da unidade de saúde do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves convidou a médica Infectologista, diretora técnica do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Cristiana Costa Gomes, para palestra de alinhamento e discussão de novas técnicas sobre segurança do paciente.

Perda de acesso venoso, perda de sonda de dieta, interferência na mobilidade física como quedas. Esses são alguns eventos que podem acontecer em áreas assistenciais e prejudicar a recuperação do paciente. “Casos que poderiam ser evitados. A Organização Mundial da Saúde estima que, anualmente, o número desses acontecimentos varie entre 1,3 a 15 milhões em todo o mundo, e nós somos responsáveis. O cuidado com o paciente passa por aqui, precisamos estar atentos e prezar pela segurança”, estimulou a médica, Cristiana Costa Gomes.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos juntos em busca da melhoria no atendimento ao paciente e no aumento da qualidade dos serviços prestados. “Reduzir danos e riscos aos pacientes sempre será o objetivo da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Jayme. Para tanto, buscamos consolidar os pontos positivos e trabalhar com a prevenção”, lembrou a diretora-geral da instituição, Katiana Erler.

Para a palestrante, a qualidade nos serviços de saúde são, cada vez mais, uma exigência da sociedade e, assim, convocou os profissionais ao desenvolvimento de ações e na reunião de esforços. “O nosso compromisso é com o paciente. A nossa busca deve ser sempre com a melhor assistência. Então, é preciso analisar cada ocorrência e aplicar esforços para que não volte mais a acontecer. Não é caráter punitivo, longe disso, mas uma conscientização para que não mais aconteça”, avaliou Cristiana Costa Gomes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard