17/08/2015 13h44 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Hospital Estadual Dr. Jayme recebe simulador para cirurgia endovascular

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, recebe, pela primeira vez no Espírito Santo, um simulador de procedimento endovascular. A instituição, junto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foram as escolhidas para que cirurgiões vasculares, residentes em cirurgia vascular e estudantes de medicina pudessem colocar em prática todas as técnicas aprendidas em sala de aula.

“Imagina um simulador de voo, o piloto de uma aeronave precisa praticar inúmeras horas para, mais tarde, assumir o controle de um avião. Esse simulador de cirurgia endovascular é a mesma coisa, o médico tem a oportunidade de treinar as técnicas que serão realizadas no paciente. Nos Estados Unidos, por exemplo, para um médico receber o diploma, ele precisa obter horas/aulas no simulador”, explica o diretor técnico do Hospital Dr. Jayme, o médico Eric Teixeira Gaigher.

O equipamento reproduz o paciente e todas as suas complexidades, como movimentos e reações adversas. Os softwares são capazes ainda de implementar vasos, artérias e demais tecidos, além de simular as ferramentas utilizadas pelos médicos em procedimentos reais. Na prática, o diretor técnico do Hospital Dr. Jayme comenta que os profissionais terão a oportunidade de realizar cirurgias, movimentar aparelhos e vislumbrar a reação da máquina/paciente a cada interação.

“O foco é, justamente, apresentar aos residentes em cirurgia vascular da instituição o que o mundo tem de melhor no que se refere à matéria. Queremos contribuir na formação científica e na qualificação profissional desses médicos”, assegura o médico.

O simulador é disponibilizado pela Cordis, empresa voltada à produção de suprimentos médicos hospitalares na área de cardiologia. Atualmente, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves conta com dois médicos residentes em cirurgia vascular. Eles acompanham e até realizam alguns procedimentos, mas a responsabilidade é sempre do médico preceptor.



O simulador que a Cordis disponibiliza faz parte de um programa itinerante que busca contribuir na formação profissional. “Levar o simulador ao conhecimento dos médicos residentes é um grande avanço para a medicina porque o profissional pode realizar as mais diversas técnicas com confiança e de forma segura, sem a pressão por um resultado”, conclui Marcus Stasi, líder da Cordis.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard