24/10/2014 09h15 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é reconhecido nacionalmente

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foi implantado com o objetivo de ser referência em determinadas áreas da saúde e, até o momento, vem desempenhando bem o seu papel com um nível de satisfação global dos clientes em torno de 95%. Mas, o que talvez você não saiba é que a instituição é referência também no quesito construção sustentável. É que o Governo do Estado por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) inscreveu o projeto de construção do hospital no maior congresso de gerenciamento de projetos, o 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, tendo sido aprovado pela banca de avaliadores mestres e doutores, que fizeram as avaliações em blind review. O artigo “Estudo de Caso: Construção Sustentável do Hospital Dr. Jayme Santos Neves – Governo do Estado do Espírito Santo” será publicado no newsletter mensal do Project Management Institute (PMI-SP).

“O escritório de projetos do Governo Capixaba (PMO-ES), responsável pelo Programa de Gestão para Resultado – Realiza +, tem a prática de escrever artigos para participação em eventos e congressos renomados. O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é um projeto que compõe o Programa de Ampliação da Rede dos Serviços de Saúde na carteira do Realiza +. A participação em eventos como esse nos permite trocar experiências com o setor privado e mostrar que é possível fazer gestão pública eficiente. O Realiza + tem recebido vários prêmios, dentre eles, o de Melhor PMO do Ano de 2013 pela Revista Mundo PM e Melhores Práticas de Gestão pelo ConSAD/Instituto Publix. Hoje somos referência nacional na área de Gerenciamento de Projetos e objeto de benchmarking para outros estados e municípios. Em 2014 estamos concorrendo novamente ao Prêmio Melhor PMO do Ano 2014”, explicou a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi.

Em relação ao hospital, os conceitos para desenvolvimento dos projetos de construção foram pautados na sustentabilidade, ou seja, sua primeira definição foi atender as necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às gerações futuras. Dessa forma, houve preocupação na execução de projetos arquitetônicos, de qualidade ambiental, climatização, conservação de energia e certificação do edifício.

Nesse contexto, concebido a partir de um programa físico-funcional, o projeto estrutural da instituição atende a práticas inovadoras como:

- Acolhimento: proporciona ao indivíduo aspectos de conforto, orientação adequada e sinalização correta, facilitação de fluxo, salas de espera amplas e acolhedoras.
- Flexibilidade: possibilidade de futura reforma, readequação e ampliação, incorporação de novas tecnologias.
- Acessibilidade: circulações com larguras apropriadas, sinalização conveniente, elevadores especiais, sanitários diferenciados e equipamentos que facilitem a permanência dos pacientes no ambiente hospitalar.
- Humanização: o projeto procura eliminar os fatores estressantes como falta de privacidade e baixa qualidade do ar interior. Proporciona interação com a natureza. Disponibiliza locais para encontros com familiares, capela, sala de meditação, acomodações para acompanhantes nos ambientes de internação e, ainda, utilizam detalhes arquitetônicos e acabamentos que transmitem sentimentos de paz, reflexão e relaxamento.
- Sustentabilidade: contempla um programa de ecoeficiência hospitalar, possibilitando economia de água com a implantação do reuso; controle de resíduos sólidos e tóxicos, com destinação e tratamento adequado de esgoto; uso de energia solar para aquecimento da água; luminárias com lâmpadas e reatores de alta eficiência. Além de um sistema energético misto, com gás natural e energia elétrica. Os sistemas de ar-condicionado e ventilação mecânica utilizam máquinas de alta eficiência.

“De acordo com a demanda estimada de energia elétrica, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves teria um gasto superior em torno de 30%. Com a implantação de sistemas de gestão, o gasto foi reduzido”, analisou a diretora-geral da instituição, Katiana Erler.

O fator sustentável não está ligado somente à preservação da natureza, mas também em desenvolver métodos que permitam o progresso humano, respeitando o equilíbrio ambiental. Detalhes que fazem a diferença. “O nosso público não imagina o quanto é gasto para manter uma estrutura como essa, mas é preciso levar em consideração que tudo o que pudermos economizar, por exemplo, em água e luz, retornará para eles em forma de ampliação, melhores instalações, mais infraestrutura”, finalizou a diretora-geral do hospital.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7552 / 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard