15/03/2013 09h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves entrega mais 60 leitos à população

A população capixaba passa a contar com mais 60 leitos no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra. As novas vagas começaram a funcionar nesta semana e já estão sendo ocupadas. O governador Renato Casagrande e o secretário da Saúde, José Tadeu Marino, fizeram uma visita ao local, na manhã desta sexta-feira (15), para conhecer as instalações.

De acordo com o governador, a previsão era que os leitos fossem inaugurados no mês de maio, mas o processo de abertura foi antecipado para ampliar os atendimentos das demandas cirúrgicas. “Um Hospital deste porte, que é o maior e mais moderno do Espírito Santo, deve abrir os serviços paulatinamente. Temos esse compromisso em ampliar vagas para reduzir um déficit histórico no número de leitos”, disse.

Com mais essa entrega, a oferta de internações aumenta em 60%, totalizando 160 leitos – sendo 40 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O Hospital tem capacidade para realizar quatro mil consultas por mês, número que dobrará até fim do ano, quando estarão funcionando também todos os 424 leitos da Unidade (veja anexo abaixo).

O secretário, José Tadeu Marino, destacou que os leitos abertos significam um acréscimo importante. “O Hospital já está recebendo pacientes regulados pela Central de Vagas. Em vinte dias desde sua inauguração, mais de 200 pacientes foram internados e mais de 300 pessoas passaram pelo ambulatório de consultas especializadas”, enumerou.

Etapas

Devido ao seu tamanho - são 31,6 mil m² de área física – o funcionamento do novo Hospital se dará em etapas. Por enquanto, só são recebidos pacientes encaminhados. Mas, a partir de maio, os serviços de pronto-socorro serão deslocados do Dório Silva para o Jayme Santos Neves, que passará a atender demandas espontâneas.

Com essa mudança o Dório Silva não será fechado, mas mudará o perfil de atendimento, será referência no tratamento de pacientes crônicos. Funcionará como retaguarda dos demais hospitais públicos, especializados em atendimento de urgência e emergência, contribuindo para maior rotatividade de leitos.

Perfil de atendimento



O Hospital terá abrangência sobre 2,3 milhões capixabas e será referência para casos de urgência e emergência em traumas ortopédicos e neurológicos (acidentes de trânsito, quedas); urgências cardíacas (será o único hospital estadual com esse serviço em adultos); gestação de alto risco e contará com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

As especialidades ofertadas incluem cirurgias cardíaca, vascular (arterial e venosa), cabeça e pescoço, bucomaxilofacial, aparelho digestivo (exceto oncologia), urológica, ortopédica, ginecologia/obstetrícia, neurocirurgia, oftalmologia e plástica reparadora (não estética, para casos de queimaduras graves, por exemplo).

Números

Até o final de 2013, quando em completo funcionamento, o Dr. Jayme Santos Neves oferecerá, por ano, um acréscimo de 29.200 diárias em UTI e Utin; 32.850 diárias de clínica cirúrgica; 21.900 diárias na maternidade; 10.950 diárias de clínica médica e 5.110 diárias no CTQ.

O pronto-socorro poderá atender a mais de oito mil pacientes por mês. Além dos atendimentos de urgência e emergência, o Hospital oferecerá exames especializados, como raio X, tomografia, endoscopia, ultrassonografia, ecocardiografia, ressonância magnética e análises clínicas (veja anexo).

Estilo verde

Além de ser o maior, o Jayme Santos Neves também será um dos mais modernos do Estado, adotando conceitos globais de sustentabilidade, humanização, acessibilidade, automação, acolhimento e flexibilidade.



Foi construído levando-se em consideração o estilo ecologicamente correto, visando o consumo racional de recursos naturais. A energia solar será aproveitada para aquecimento de água. Um reservatório coletor de águas da chuva permitirá o aproveitamento para irrigação, em bacias sanitárias e lavagem de piso. Os metais sanitários são do tipo economizadores.

O sistema de climatização será totalmente automatizado, com reduzida emissão de gases e consumo de energia. As luminárias contam com lâmpadas de alta eficiência. O sistema elétrico será do tipo misto, com utilização de gás natural e energia elétrica, com melhor eficiência e baixo custo.

Humanização e acolhimento

A ambiência hospitalar foi projetada adotando-se o conceito de humanização, trazendo conforto ao paciente, familiares e profissionais. As salas são amplas e acolhedoras e haverá ainda facilidades como lanchonete, café, acessos diretos ao serviço social, ouvidoria e maternidade.

A sinalização, acessos, elevadores, rampas e sanitários têm dimensões adequadas para a circulação de pessoas com dificuldade de locomoção. Um dos diferenciais é a interação do paciente com a natureza, por meio de varandas e praça interna, local para encontro com familiares, acomodação para acompanhantes, sala de meditação e capelas.

O Hospital conta com espaços específicos para programas de educação em saúde que demandem treinamento, convivência e qualificação. O projeto arquitetônico como um todo é flexível, permitindo futuras mudanças, incorporação de novas tecnologias, com possibilidades de reformas, readequações e setorizações.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard