14/03/2013 11h53 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Hospital Estadual em São Mateus: novas regras para visitas e acompanhantes

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, implanta a partir do próximo dia 18, mudanças no horário de visita aos pacientes da instituição e cria novo sistema de identificação para acesso de acompanhantes e visitantes, por meio de crachás. A medida visa a um atendimento mais acolhedor e resolutivo na assistência à saúde e vai de encontro à política de humanização do Sistema Único de Saúde.

Hoje, o Hospital registra, em média, 7 mil pacientes por mês no pronto-socorro e cerca de 616 internações.

De acordo com a diretora administrativa do Hospital, Jacqueline Ferreira Leonardo, as visitas a pacientes internados nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, e também do pronto-socorro, passarão a ser realizadas das 14 às 18 horas, todos os dias. Atualmente, essas visitas são em dois turnos: à tarde, do meio-dia às 14 horas, e à noite, das 20 às 21h30min.

Para os pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os horários permanecerão das 15 horas às 15h30min e das 21 horas às 21h30min. Na Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e na Emergência II também não haverá alteração de horário, que continuará a ser das 10 horas às 10h30min diariamente.

Crachás

Além disso, acompanhantes, visitantes e fornecedores passarão a ter crachá de identificação em cores diferenciadas. Todos serão cadastrados no sistema para ter acesso às dependências do Hospital. Atualmente, apenas os visitantes e fornecedores recebem uma etiqueta na entrada.

Segundo Jacqueline Leonardo, para avaliar as mudanças necessárias foi formada uma comissão composta pelas gerências das áreas de enfermagem, qualidade, recursos humanos, tecnologia da informação, serviço social, nutrição e manutenção, além da participação da própria direção administrativa.

Uma das avaliações efetuadas por essa equipe apontou grande fluxo de visitantes e acompanhantes em horários que interferiam no atendimento aos pacientes e que havia necessidade de maior controle de acesso às dependências da instituição.

Acompanhantes

Por isso, a direção decidiu adotar também critério mais rigoroso para a permanência de acompanhantes junto a pacientes. “Só terão direito a acompanhantes os pacientes menores de 18 anos (Estatuto da Criança e Adolescente – Lei Federal 8069/1990), pacientes com idade igual ou superior a 60 anos (Estatuto do Idoso - Lei Federal 10741/2003), e casos especiais que serão analisados, autorizados e justificados por escrito pelo Serviço Social do Hospital”, destacou a diretora administrativa.

Ela destacou que a instituição é referência, atualmente, para 14 municípios do Norte do Espírito Santo, além de atender demanda espontânea de estados vizinhos. “Temos de redobrar os cuidados para garantir uma assistência de excelência, além de um atendimento cada vez mais acolhedor”, frisou.

Segundo ela, os municípios do Estado que tem o Hospital como referência são: Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Ponto Belo, Pinheiros, Boa Esperança, Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Vila Pavão e Nova Venécia. Além desses, cidades do Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais também buscam atendimento na instituição.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard