15/09/2011 06h28 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Hospital Estadual Rita de Cássia implanta sistema “Visita aberta”

Desde o início deste mês, os parentes e amigos de pacientes internados no Hospital Estadual Rita de Cássia, em Barra de São Francisco, passaram a contar com mais opções de horário de visitação. A exemplo de outros hospitais da rede estadual, a unidade implantou o sistema “Visita aberta”, que visa a humanizar os serviços prestados e garantir a melhoria do ambiente hospitalar.

Antes, os horários de visita eram limitados entre 12h30 e 13h30. Com a mudança, esse período foi ampliado e passou a ser das 12 às 20 horas. O diretor do hospital, Kepler Alexandro Reis Júnior, explica que, como a maioria das pessoas trabalha durante o dia, o objetivo foi adaptar o horário da unidade ao dos usuários. É permitido um visitante por vez, sendo 30 minutos de visita para cada.

A “Visita Aberta” é uma proposta da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde (MS), que traz benefícios para os pacientes, familiares e funcionários do hospital. Além de ajudar na reabilitação do paciente, a presença de um visitante no ambiente hospitalar possibilita que a equipe de saúde capte dados do contexto de vida da pessoa internada e do momento existencial por ela vivido, possibilitando um diagnóstico abrangente.

A visita auxilia ainda na identificação das necessidades da pessoa internada e, através das informações fornecidas pela família e amigos, a equipe de saúde pode elaborar e acompanhar com mais eficácia seu projeto terapêutico.

A proposta da visita aberta vem sendo implantada com sucesso em diversos hospitais do País, que têm ampliado seus horários de visita para até dez horas por dia. No Espírito Santo, o sistema já foi implantado no Hospital Estadual Dório Silva (HDS), Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) e Hospital Estadual Roberto Silvares (HRAS).


Horário de visitação
- Clínica médica, clínica pediátrica, clínica obstétrica, clinica cirúrgica e clínica ortopédica
- Das 12 às 20 horas

A participação dos visitantes é fundamental para o sucesso do programa. Saiba como é possível ajudar:

- Identificar-se na portaria;
- Organizar-se com os familiares e amigos para estabelecer quem e quando vai realizar a visita;
- Lavar sempre as mãos nas enfermarias;
- Lembrar que o leito do paciente deve ser respeitado;
- Respeitar a privacidade dos pacientes durante a realização de procedimentos;
- Não ficar circulando pelo hospital;
- Não fumar nas dependências do hospital;
- Contribuir com a tranquilidade e o silêncio;
- Utilizar roupas adequadas para este tipo de ambiente (evite trajes sumários, roupa de praia, etc.).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard