14/08/2009 13h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Hospital Infantil de Vitória completa 76 anos neste sábado (15)

Neste sábado (15), o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, comemora 76 anos de existência. Desde 1933, quando foi fundado, até hoje, a unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), passou – e ainda passa – por diversas adaptações para acompanhar a crescente demanda e a mudança do perfil dos pacientes, alterada com o tempo. De um pequeno ambulatório, o Hospital tornou-se referência para crianças capixabas e até mesmo de estados vizinhos, prestando aproximadamente 11 mil atendimentos por mês.

Segundo a diretora geral da unidade, Regiani Lucci Freitas, no ano de seu 76º aniversário, o Infantil continuou a crescer. Em 2009, foram feitas readequações físicas de vários setores para melhor acolher os pacientes. Como resultado, o Hospital pôde presentear as crianças com mais dois serviços: os Centros de Referência em Fibrose Cística e Asma Grave.

Para a diretora-técnica e também pediatra da unidade, Isabel Cristina Carvalho, trata-se de um exemplo de como o HINSG está em consonância com os anseios da população.



“O Hospital está sempre alinhado às necessidades da população e à evolução do conhecimento científico. A criação do centro de fibrose cística, embora pontual (atende a 60 pessoas), traz grandes benefícios, pois o atendimento melhora em muito a qualidade de vida, desonerando as internações. O mesmo vale para a asma grave”, conta. Sem a atenção adequada, ressalta ela, estas doenças reinternam pacientes com frequência.

Referência


Além de urgência e emergência, fibrose cística e asma grave, o HINSG também é referência no tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids, asma brônquica, osteogênese imperfecta e oferece serviços de terapia intensiva pediátrica e neonatal, oncologia, hematologia, Centro de Tratamento de Queimados, cirurgia pediátrica, neurocirurgia e neurologia, cardiologia, nefrologia, pneumologia, ortopedia e traumatologia, doenças infecciosas, gastroenterologia, genética médica e endocrinologia.

A ampla gama de serviços especializados ofertados pelo Hospital Infantil, aliados à qualidade dos atendimentos, explica Isabel Carvalho, tornam a instituição um pólo de atração. Muitas vezes, as mães levam os filhos ao pronto-socorro do Infantil, sem antes terem procurado as unidades básicas de saúde municipais e o HINSG – que atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos – acaba acolhendo essa demanda.



“O Infantil de Vitória, pelo seu antigo compromisso com a pediatria e com a confiabilidade da sociedade, acaba assumindo, muitas vezes, um papel que não é dele. No início, ele era apenas um hospital pediátrico, mas hoje ele representa referência no atendimento de alta complexidade em pediatria, sempre com vistas à interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. As mães o procuram porque sabem que lá o atendimento é resolutivo”, confessa a diretora-técnica.

Prova disso é que, atualmente, 85% dos atendimentos no pronto-socorro do HINSG poderiam ser resolvidos nos municípios. Como consequência, há superlotação do Hospital em algumas situações. Para evitar isso, o Infantil está em vias de implantar o Acolhimento por Classificação de Risco, sistema a partir do qual o atendimento é feito de acordo com o estado de saúde do paciente, e não segundo a ordem de chegada. Se for necessário, casos não graves serão referenciados novamente para as unidades básicas de saúde.

Residência médica


Como parte do processo de melhoria da qualidade de assistência e formação profissional, a Residência Médica em Pediatria do Hospital Infantil foi iniciada em 1976. Atualmente, o programa de residência está credenciado nas seguintes áreas de atuação pediátrica: pediatria geral, pneumologia, terapia intensiva pediátrica, infectologia, hematologia e nutrologia.



O Hospital é reconhecido como campo de estágio multidisciplinar em fisioterapia, nutrição, farmacologia, enfermagem superior e nível técnico e internato de medicina. Ainda no contexto acadêmico, a instituição contempla o Comitê de Ética em Pesquisa e o Centro de Estudos e Pesquisa.

Classe Hospitalar


Além dos serviços médicos, desde 2001, uma parceria entre a Sesa e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) oferece às crianças tratadas no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória um projeto chamado Classe Hospitalar.

O objetivo é dar continuidade aos estudos dos pacientes portadores de doenças graves e que ficam internados por longos períodos na unidade. As aulas são realizadas nos turnos matutino, das 7 às 12 horas, e no vespertino, das 13 às 18 horas.

Histórico


A história do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória teve seu início na década de 30, com a chegada ao Estado do médico Moacyr Ubirajara e de sua esposa, a enfermeira Mary Hosannah Ubirajara. Ambos trabalhavam, inicialmente, no ambulatório de pediatria do Departamento de Saúde Pública de Vitória.

Diante da necessidade de internação de crianças com quadros clínicos graves, houve a concessão de um espaço no antigo Colégio de Carmo, situado no Centro de Vitória, para funcionamento de um serviço de internação pediátrica, com 20 leitos.

Nesse tempo, foi fundada a “Liga Espírito-santense de Assistência e Proteção à Infância”, que era responsável pelo custeio do pequeno hospital. Mas, com a crescente demanda por internações, foi necessária a ampliação da oferta de leitos.

Assim, com a participação de sua esposa e de integrantes da sociedade capixaba, obteve-se o apoio do interventor do Espírito Santo, João Punaro Bley, para a construção no morro do Itapenambi, uma colina situada no Bairro de Praia Comprida (hoje Santa Lúcia), do primeiro hospital infantil do Espírito Santo e que foi aberto ao público em 15 de agosto de 1935. O nome Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória é uma homenagem à Virgem Maria.

A partir de 1964, o Hospital passou a desenvolver atividades de ensino, por meio de um convênio com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, atualmente Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O seu fundador, Moacyr Ubirajara, foi, durante 20 anos, o único diretor e médico da instituição.

Números do Hospital Infantil de Vitória:

- Média de atendimentos gerais por ano: 132 mil.
- Média de atendimentos no pronto-socorro por ano: 84 mil.
- Média de atendimentos ambulatoriais (não urgentes) por ano: 12 mil.
- Média de cirurgias realizadas por ano: seis mil.
- Profissionais: 1.200
- Leitos: 154

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard