17/08/2009 09h06 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Hospital Infantil de Vitória inicia Acolhimento com Classificação de Risco nesta segunda (17)

O Pronto-Socorro (PS) do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, inicia nesta segunda-feira (17) o Acolhimento com Classificação de Risco. Isso significa que os casos considerados de urgência e emergência terão prioridade e todos os pacientes que buscarem a unidade serão avaliados por enfermeiros de plantão e encaminhados para o atendimento adequado.

O Acolhimento com Classificação de Risco vai organizar a entrada dos pacientes no Pronto-Socorro (PS) da unidade. Após serem classificados, os usuários considerados ambulatoriais poderão ter sua consulta médica agendada pelo assistente social do hospital em unidade básica de saúde nos municípios de origem.

O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ao adotar a medida é diminuir os atendimentos relacionados à atenção básica – que somam 80% da demanda atual.

Cores


A criança será atendida e diagnosticada de acordo com quatro tipos de classificação que variam do estado leve ao grave. E, para isso, será utilizado um sistema de cores.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato. A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento mais rápido. Já a verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul é para pacientes sem urgência e que podem ser atendidos em unidades básicas de saúde.

O acolhimento será feito tão logo o paciente chegue ao PS. Segundo a diretora-técnica do HINSG, Isabel Carvalho, o objetivo é fazer uma avaliação qualificada da necessidade do atendimento e dar prioridade para quem deve ser assistido com urgência.

“Vamos analisar todos os doentes e verificar quem precisa entrar imediatamente e quem pode esperar um pouco mais para ser atendido, ou até mesmo ser encaminhado para alguma unidade básica de saúde”, afirmou a diretora. Para garantir a eficiência do serviço, os enfermeiros plantonistas da unidade já receberam treinamento específico.

Organização


Isabel garante que, assim que o acolhimento com a classificação de risco tiver início, a população vai observar uma melhor organização da assistência. “Ela vai ser mais bem informada em relação à sua situação e ao tempo que vai esperar. Além disso, vai saber por que está esperando e terá a garantia de que não vai correr riscos”, salientou.

Com relação ao encaminhamento para a rede municipal, a diretora explicou que os municípios já estão acordados e já encaminharam ao HINSG a lista das unidades de saúde, para que as consultas possam ser agendadas por meio das assistentes sociais.

Além disso, o Hospital realizou, na última segunda (10) e terça-feira (11), treinamento sobre o Acolhimento com Classificação de Risco para 500 servidores, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e administradores. O curso foi ministrado por um representante do Ministério da Saúde, pela coordenadora do Setor de Humanização do Hospital Dório Silva, Maria Angélica Andrade, e pela equipe de Humanização do HINSG.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard