08/05/2008 16h28 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Hospital Infantil de Vitória promove atividades em homenagem às mães nesta quarta (08)

Mais de 60 mães, entre acompanhantes e servidoras, participaram da oficina Terapia com a Flor: a Arte da Ikebana, promovida pelo Setor de Humanização do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), na tarde desta quinta-feira (08). A programação se estende até às 21 horas. Às 19 horas tem início a apresentação de uma peça teatral. As ações são em comemoração ao Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (11).

Segundo a enfermeira e coordenadora do Setor de Humanização do Hospital Infantil, Ivana de Castro, esses tipos de atividades são importantes porque proporcionam a integração das mães, que usam o espaço e as atividades oferecidas como uma forma de terapia contra a dura rotina enfrentada.

Para Aurenice Ferreira, mãe de seis filhos e que atualmente está com dois deles internados no hospital, a terapia desenvolvida serviu como um espaço para esquecer momentaneamente os problemas. “Quando saí da sala estava totalmente relaxada, com a mente renovada, é como se tivesse viajado”, disse ela que, há pouco tempo, teve que ficar quase um mês em companhia de outro filho internado no HINSG.

Durante a oficina, muitas mães levaram os filhos para o anfiteatro do Hospital Infantil, onde puderam trabalhar a arte de fazer arranjos de flores. Dona Erenice, que levou uma filha para o local gostou das atividades. “Achei muito lindo, gostei demais da apresentação. O presente foi maravilhoso e muita mãe gostaria dele. Ela acaba se presenteando”, contou.

A oficina foi ministrada por integrantes da Academia Sanguetsu. Arcione Conrado, uma das voluntárias do grupo, foi quem ensinou as mães a trabalharem com as flores. Há nove anos no ramo, Arcione também é servidora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ela é técnica de enfermagem do Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alvez (Himaba), localizado em Vila Velha.

Arcione conta que foi convidada por Ivana e aceitou. Seu grupo nunca tinha ido ao Infantil de Vitória antes. Mas, para ela, o importante é levar a essência da arte onde quer que seja e buscar embelezar o sentimento das pessoas. Nesse caso, trabalhar com as mães do Infantil de Vitória foi gratificante. “Ver o retorno dos participantes é muito gostoso”, contou Arcione.

De acordo com, Ivana de Castro, a idéia das atividades realizadas nesta quinta (08) surgiu como uma forma de homenagear as mães, que têm a oportunidade de aprender a trabalhar com arranjos de flores. “Ikebana é a arte de arranjar flores e galhos naturais numa composição que lhes evidencia a beleza”, explica Ivana.

Durante a oficina, as participantes podem confeccionar arranjos e cada mãe fará o seu próprio presente. Para isso, contarão com o voluntarismo da Academia Sanguetsu. O hospital comprou todo o material a ser usado, como vasos, flores e ramos.

As mães poderão acompanhar, no anfiteatro da instituição, uma peça de teatro cujo título é “Um Bolo para a Mamãe”, que será apresentada pelos voluntários do Grupo Aliança, de uma igreja de Porto Santana, Cariacica.

O Setor de Humanização do Hospital Infantil de Vitória é atuante e sempre realiza ações alusivas às datas comemorativas. Desde março deste ano é desenvolvido um trabalho contínuo chamado de Projeto Artemãe, no qual às segundas e quintas-feiras à tarde, as mães e acompanhantes de pacientes desenvolvem atividades manuais, como bordados e crochês.

Na próxima segunda-feira (12), para encerrar as atividades relativas ao Dia das Mães, será realizado um culto de ação de graças, seguido de um coquetel de confraternização, promovidos pelo Serviço de Capelania Hospitalar, um trabalho voluntário que funciona às segundas, quartas e sextas-feiras. O evento é destinado a uma média de 150 mães de crianças internadas no HINSG.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard