05/11/2007 06h51 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Hospital São Lucas registra aumento de 49% em internações de vítimas de acidentes de motos

Referência no atendimento de urgência e emergência em traumas ortopédicos, vasculares e cerebrais, o Hospital São Lucas (HSL), que pertence à rede estadual de saúde pública, atende a uma grande demanda de vítimas de violência no trânsito. Diariamente, mais de 60% das pessoas que estão envolvidas nesse tipo de acidente são internadas no maior hospital especializado em trauma no Espírito Santo. A maioria delas é de motoqueiros.

De acordo com o diretor geral do HSL, Danilo Rosestolato, até o fim de outubro deste ano, 3.091 pessoas vítimas de colisões no trânsito foram internadas no hospital. Destas, 626 foram atropeladas, 857 se acidentaram em batidas entre carros e 1.608 se envolveram em choques com motos.

Para se ter uma idéia, em todo o ano de 2006, o número total de internações no hospital por acidentes nas estradas foi de 2.200. Foram 498 atropelamentos, 622 vítimas de batidas de carro e 1.080 atendimentos prestados a motoqueiros.

Comparando os registros do ano passado inteiro com os dados coletados apenas até o mês de outubro, é possível observar que neste ano houve um aumento de 25% no índice de atropelamentos e de 38% nos choques entre motoristas. A quantidade de acidentes de moto sofreu um acréscimo de 49%.

Danilo Rosestolato atribui esse aumento a vários fatores. Um deles diz respeito à expansão que a frota de veículos motorizados sofre anualmente, sobretudo as motos, que por serem mais acessíveis financeiramente, são mais visadas pelas pessoas que estão no começo do processo de emancipação civil.

Risco

No caso dos acidentes de carro, o diretor fala que a má qualidade das estradas, aliada à falta de regra dos motoristas, são as principais causas de colisões. “Os motoristas acham que sabem tudo. Mas quanto mais eles acham que sabem, mais risco eles correm”, diz.

Danilo explica que os atropelamentos estão relacionados à quantidade de carros nas estradas e à impaciência dos pedestres que muitas vezes arriscam a vida atravessando fora da faixa de pedestres e passarelas. “Na frente do São Lucas tem uma passarela, mas 80% das pessoas que atravessam passam por baixo, correndo risco de serem atropeladas”, conta ele.

Os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão ao encontro da análise de Danilo. Eles indicam que a frota de carros cresce em média 8% ao ano, enquanto que, no mesmo período, o número de motos tende a sofrer um aumento de 13%.

De acordo com o Detran, em 2006, na Grande Vitória, foram notificadas 5.360 vítimas parciais, ou seja, aquelas que não morreram no local do acidente. As vítimas parciais são pessoas envolvidas em acidentes que se feriram ou não, ou foram ou não hospitalizadas.

Origem

Segundo Danilo Rosestolato, das vítimas de violência no trânsito atendidas pelo Hospital São Lucas, 90% vêm da Região Metropolitana. Os 10% restantes são provenientes das demais localidades do Estado e de fora dele. Portanto, das 2.200 pessoas internadas em 2006, 1.980 eram de Vitória e redondezas.

Conseqüentemente, se compararmos as 5.360 vítimas parciais com essas 1.980 pessoas, veremos que o HSL foi responsável por, no mínimo, 37% dos atendimentos prestados. Entretanto, como o cruzamento desses dados não é exato, é possível afirmar que a porcentagem de pessoas internadas no São Lucas seja ainda maior.

Esse indicativo sobe ainda mais se considerarmos, sob as mesmas circunstâncias, especificamente os acidentes com pedestres, pois cerca de 53% dos 843 pedestres vítimas parciais de acidentes na Grande Vitória foram encaminhadas para o HSL em todo o ano passado.

Na rede pública, as vítimas de acidentes de trânsito são encaminhadas ao atendimento de acordo com a localização do acidente. O Hospital Dório Silva (HDS), em Serra, absorve a demanda dos acidentados no norte do Estado enquanto que os Hospitais São Lucas (HSL), em Vitória, e Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, atendem aqueles que vêm do Centro-Sul do Espírito Santo.

No entanto, o HSL acaba sendo o destino da maioria das vítimas de violência nas estradas por ser referência na área e disponibilizar um plantão 24 horas por dia. Entre 60% e 70% das internações do hospital são referentes a acidentes de trânsito.

Em outras palavras, a irresponsabilidade e a imprudência tanto dos pedestres quanto dos motoristas e motociclistas são aspectos fundamentais que interferem na superlotação dos hospitais, afirma o diretor geral.

Ampliação

O HSL dobrará de tamanho e a área construída do hospital passará de sete mil para 14,5 mil metros quadrados. O número total de leitos aumentará de 142 para 234. A capacidade de leitos UTI e semi-intensivos será acrescida em 175%, se elevando de 20 para 55 unidades. O investimento somente em obras será de R$ 20,5 milhões.

O início da duplicação e reestruturação do HSL está previsto para o primeiro semestre de 2008 e estima-se que serão gastos cerca de R$ 45,8 milhões, entre obras e equipamentos.

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Texto: Marcos Bonn
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