31/08/2009 11h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Hospital Sílvio Avidos, da Sesa, inaugura nesta segunda (31) o programa ‘Posso Ajudar?’

O Hospital Sílvio Avidos (HSA), localizado em Colatina, inaugura na noite desta segunda-feira (31) o serviço “Posso Ajudar?”, por meio do qual 160 profissionais capacitados – servidores do hospital e estudantes de Enfermagem – vão atuar nas áreas interna e externa da unidade, auxiliando pacientes, visitantes e profissionais de saúde. As atividades terão início nesta terça-feira (01).

A solenidade para a inauguração do serviço será realizada no Auditório João Calmon, no Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), durante o encerramento do curso de capacitação das equipes que vão atuar no serviço, e que teve início no último dia 24. Na ocasião, também será assinado novo credenciamento com clínica radiológica do município, que passará a ofertar mais exames de ressonância magnética para pacientes do SUS.

O serviço de informação ‘Posso Ajudar?’ é um dos projetos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para o início da implantação da política de humanização e acolhimento do paciente e sua família nos hospitais próprios e filantrópicos do Espírito Santo.

“O projeto é uma parceria entre o hospital e a Unesc, e tem como objetivo desenvolver uma abordagem diferenciada junto aos pacientes e funcionários, melhorando a qualidade do atendimento e aumentando a satisfação dos usuários”, explica o diretor geral do HSA, Tadeu Marino.

Os servidores multiprofissionais da unidade e os acadêmicos de Enfermagem participaram de um curso de capacitação, no qual conheceram o funcionamento do novo serviço, além de outros temas, como a estrutura administrativa e assistencial do hospital, da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, entre outras instituições locais de saúde pública.

O serviço ‘Posso Ajudar?’ consiste na disposição destes acadêmicos em pontos estratégicos do hospital. Eles terão a tarefa de orientar os visitantes sobre os pacientes, acompanhando-os até o local de visita; propor ações para facilitar a integração; auxiliar os usuários que não podem ou tenham dificuldade de fazer a ficha de atendimento de emergência no pronto-socorro; e informar sobre a localização de pessoas internadas ou acompanhantes, assim como os setores que eles buscam, como locais de consultas e exames.

Na área interna da unidade, eles irão ajudar as equipes de enfermagem sobre as necessidades do paciente; encaminhá-lo ao local onde serão ministrados os medicamentos prescritos pelo médico; ajudar pacientes desorientados a voltar ao leito, assim como levá-los ao banheiro; e também informá-los sobre os plantões dos médicos que os atendem.

Mais exames



A partir de setembro, pacientes da Região Noroeste do Espírito Santo que necessitarem passar por ressonância magnética não precisarão mais se deslocar até Vitória. Isso porque a Sesa renova nesta segunda-feira (31) o credenciamento com a clínica que já ofertava os procedimentos, em Colatina.

A renovação com a clínica será feita em novos moldes, permitindo aumentar de 30 para 140 por mês o número de exames deste tipo para moradores de Colatina e outras cidades da região.

Segundo a superintendente da regional da Sesa em Colatina, Cybeli Pandini, a descentralização total do procedimento atenderá integralmente a demanda local que existe para exame. “O volume (de procedimentos) será capaz de atender plenamente a necessidade da microrregião de Colatina, composta por 17 municípios”, ressalta.

A superintendente explica que, antigamente, a maioria dos usuários da região de Colatina tinha que se deslocar até a Capital, quando a quantidade de ressonâncias magnéticas ofertadas chegava ao limite. Portanto, o novo credenciamento, além de mais comodidade, representará menos gastos para os municípios e pacientes.

Além destes benefícios, Cybeli Pandini destaca também a importância de ter encontrado um estabelecimento na região que pudesse ofertar exames pelo valor pago pela tabela de preços do Sistema Único de Saúde (SUS). Por mês, a estimativa é que a Sesa gaste R$ 37,5 mil na compra dos procedimentos.

A ressonância nuclear magnética é um exame de alta complexidade indicado, principalmente, para diagnósticos nas especialidades de ortopedia e neurologia.

Serviço:

Lançamento do serviço ‘Posso Ajudar?’ no Hospital Sílvio Avidos
Data: segunda-feira (31)
Horário: 19 horas
Local: Auditório João Calmon, na Unesc, Av. Fioravante Rossi, 2930, Bairro Martinelli, Colatina

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann e Marcos Bonn
karllapadua@saude.es.gov.br
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard