30/09/2013 11h31 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Inaugurados Utin e ressonância do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

A manhã desta segunda-feira (30) foi marcada por mais uma entrega do Governo do Espírito Santo para a população capixaba. Em cerimônia no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), foram inaugurados 40 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) e equipamentos de ressonância magnética e tomografia computadorizada que vão complementar o serviço de diagnóstico por imagem.

Na Utin, 30 leitos passam a atender imediatamente e os outros 10 receberão internação gradativamente. A abertura, em etapas, de serviços do Hospital segue um cronograma devido ao seu tamanho – são 424 vagas no total quando estiver funcionando com 100% da capacidade e 31,6 mil m² de área física construída.

Regulados pela Central de Regulação de Leitos do Estado, os leitos da Utin contam com um diferencial para atendimento de recém-nascidos com utilização de óxido nítrico, único no Estado, indicado para casos de insuficiência respiratória e hipertensão pulmonar grave. Essas novas acomodações serão um reforço para o setor de maternidade de alto risco da Unidade, que está prevista para ser inaugurada em breve.

“Entregamos mais leitos do Jayme Santos Neves nesta segunda e, já em novembro, o Hospital estará funcionando com toda a sua capacidade. Em breve, também abriremos as portas do Hospital Estadual São Lucas. Vivemos uma nova realidade na Saúde pública do Espírito Santo e, a cada dia, seguiremos ampliando os investimentos para garantir qualidade no atendimento, para seguirmos fazendo sempre mais para quem mais precisa”, destacou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, também comemorou a entrega. “Hoje estamos inaugurando 30 dos 40 leitos de Utin e o primeiro serviço de ressonância magnética dentro de uma unidade pública estadual. Em novembro, vamos entregar a maternidade de alto risco e os demais leitos, totalizando 424 leitos no Hospital e com 100% dos serviços e leitos entregues à população capixaba”, disse o secretário.



Exames

O setor de diagnóstico por imagem passa a contar com uma moderna sala para a realização de exames por meio de ressonância magnética. Pacientes com necessidades de diagnósticos ortopédicos, vasculares e neurológicos, por exemplo, serão beneficiados. O equipamento, que possui transmissão por fibra ótica, garante rapidez no recebimento dos dados do exame.

Um segundo equipamento de tomografia computadorizada também foi inaugurado. Apresentado como o maior serviço do setor dentro do hospital, a capacidade de atendimento que atualmente está com uma média de 1.600 exames ao mês irá dobrar para 3.200. Esta oferta, além de ampliar o número de atendimentos, serve para evitar que em caso de falha ou manutenção de um equipamento o serviço permaneça disponível, beneficiando diretamente a população que precisa de um diagnóstico preciso e de qualidade para o seu tratamento.

Atendimentos

Com a entrega da UTI Neonatal e suas 40 novas acomodações, o Jayme Santos Neves começa a ofertar um total de 299 vagas, sendo 30 de Hospital Dia, 14 no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), 55 no pronto-socorro, 40 de UTI adulto, 30 clínicos, 90 cirúrgicos. Os demais 125 devem ser entregues à população até o final do ano.

Até o final de 2013, quando estará em completo funcionamento, o Dr. Jayme Santos Neves terá, então, uma abrangência sobre 2,3 milhões de capixabas e será referência para casos de urgência e emergência em traumas ortopédicos e neurológicos (acidentes de trânsito, quedas); tratamento de queimados e gestação de alto risco.



Para a diretora-geral do Hospital, Katiana Erler, estas inaugurações trazem uma nova fase para a instituição. “A estimativa é que a Utin atenda cerca de 730 recém-nascidos anualmente e o serviço de ressonância magnética a cerca de 2.400 exames anualmente. Estes leitos são importantes para complementar os demais disponíveis no SUS, especialmente para gravidez de alto risco que demandam mais recursos humanos e materiais para o tratamento adequado do recém-nascido. Seremos uma unidade referência para um total de 21 municípios, incluindo a Grande Vitória. A Utin irá contribuir com a rede de atendimento neonatal, complementando inclusive os leitos do Hospital Dório Silva que permanecem abertos. Quando a maternidade for inaugurada, estaremos completamente inseridos na rede materna infantil, ofertando todo o suporte previsto nas portarias publicadas pelo Ministério da Saúde”, esclarece.

Já no setor de diagnóstico por imagem, a abertura da ressonância e de um segundo equipamento de tomografia é um diferencial que o Governo do ES juntamente com a Sesa proporciona. “A ressonância, em especial, será o primeiro equipamento do tipo a operar na rede estadual para atender a demandas assistenciais, sobretudo de pacientes críticos e de alta complexidade”, conclui Katiana Erler.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Thiago Alves
(27) 9933-2545
thiago.alves@hejsn.aebes.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard