11/12/2008 06h21 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Integração da Rede Cievs é discutida em reunião sobre emergências em saúde pública

A integração da Rede que envolve o Centro de Informações Estratégicas e Respostas às Emergências em Saúde Pública (Cievs) do Ministério da Saúde (MS), dos Estados e dos municípios foi um dos assuntos apresentados no “I Encontro da Rede Cievs – ES – Rede Estadual de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública”, realizado na tarde desta quarta-feira (10).

No auditório da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, o técnico do MS, Márcio Henrique de Oliveira Garcia, destacou que o objetivo da reunião é fortalecer as atividades de monitoramento e resposta às emergências em saúde pública, ainda mais em tempos de globalização, que proporciona aumento no deslocamento das pessoas e torna mais freqüente a disseminação de doenças.

Ele lembra, no entanto, que emergências em saúde pública são descritas como todo evento que, independentemente de sua etiologia, exija respostas coordenadas. Podem ser casos de doenças ou até mesmo desastres naturais.

O secretário de Estado da Saúde compareceu à reunião e, em um breve discurso, ressaltou que um trabalho como o desempenhado pelo Cievs requer um esquema de comunicação externa muito forte para que as emergências sejam identificadas com rapidez. Para Tozi, trata-se de um setor da Sesa que deve se tornar conhecido, pois “é uma coisa de utilidade pública das mais importantes, sem desmerecer as outras”, disse Tozi.

O encontro

Segundo o coordenador do Cievs, Gilton Almada, o evento tem o papel de divulgar como deverão agir setores da Sesa e demais instituições do Estado frente a uma emergência de saúde pública.

Para isso, é imprescindível que haja integração entre: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, Laboratório de Saúde Pública (Lacen), Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), além de outros.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em realizar o I Encontro da Rede Cievs – ES atende a uma exigência do Regulamento Sanitário Internacional, que é o monitoramento de respostas às emergências em saúde pública.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard